•  
     

Golpistas usam falso aplicativo da Anatel do nono dígito para enganar usuários



Um aplicativo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem circulado por e-mail com a proposta de incluir o nono dígito aos contatos da área 11. O órgão divulgou nesta terça-feira (21) que o link contido no e-mail para download é falso e que eles não têm nenhum tipo de aplicativo com este intuito.  

Este tipo de e-mail com links falsos é conhecido como phishing. A técnica, usada por usuários mal-intencionados, consiste em e-mails com assuntos que estão em voga [no caso, a inclusão do nono dígito em celulares da área 11] e que contenham links maliciosos.

Quem clicar nesses links corre o risco de ter dados roubados ou que o computador vire zumbi – isso serve para que criminosos utilizem computadores de usuários inocentes para cometer delitos.

Quem ainda não atualizou a lista de contatos, é possível baixar programas para as plataformas Android e iOS que insere o dígito 9 em números da área 11.

Segundo o órgão, a mensagem conta com o logotipo da Anatel e de quatro operadoras de telefonia celular. “A Anatel reitera que não envia mensagens eletrônicas sem autorização”, diz o comunicado à imprensa.

Para não cair em e-mails falsos, a Anatel dá as seguintes dicas:

- Evite abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais;

- Não acesse links para endereços da internet ou mensagens como “clique aqui”;

- Exclua imediatamente mensagens suspeitas.

 
Fonte : UOL
Página inicial