•  
     

Wikipedia vai começar a enviar artigos via SMS nos próximos meses

Imagem

A Wikipedia quer chegar a celulares em todas as partes do mundo, e agora começará a enviar artigos via mensagens de texto.

O recurso vai começar a funcionar dentro dos próximos meses e permitirá que pessoas do mundo inteiro façam pedidos de artigos específicos via SMS ou USSD (um protocolo de comunicação entre telefones celulares GSM e computadores). Você envia uma mensagem com o pedido do artigo e segundos depois recebe ele para ler na sua caixa de mensagens.

Os artigos via mensagens de texto fazem parte dos esforços da Wikimedia para levar as informações da Wikipedia para a maior quantidade de pessoas possível pelo mundo. Smartphones conseguem acessar a Wikipedia facilmente via 3G, mas e quem não tem smartphone? A ideia, então, é que pessoas sem acesso a smartphones ou até mesmo conexão com a internet consigam ler a mesma coisa que aqueles com iPhones ou Androids com a mesma facilidade.

Este não é o primeiro programa feito pela Wikimedia para levar a sua enciclopédia aberta para a maior quantidade de usuários possível. Em 2012, usuários de feature phones em partes do mundo receberam uma versão do site chamada Wikipedia Zero – era apenas o texto do artigo sem fotos para ser acessado gratuitamente sem muito consumo do plano de dados. O recurso anunciado agora tem outra vantagem – ele não requer um plano de dados.

O Wikipedia Zero está disponível em partes específicas do mundo – Rússia, Leste Europeu, África, Oriente Médio e alguns outros lugares. A Wikipedia via SMS/USSD provavelmente vai seguir o mesmo rumo e aparecerá apenas em países em desenvolvimento. Mais informações devem surgir nos próximos meses

Fonte:
http://www.gizmodo.com.br/wikipedia-artigo-mensagens-texto/