•  
     

Veneza e norte da Itália entram em alerta devido a inundações

Imagem
Homem pisa em cadeiras para andar em região alagada de Veneza, depois que a água atingiu 1,44 m de altura

O norte da Itália entrou em estado de alerta devido à previsão, para as próximas horas, de fortes chuvas que podem causar o transbordamento de alguns rios, o que já vem acontecendo em Veneza em mais de 50% da cidade.

Segundo o Centro para as Previsões das Marés de Veneza, à 1h40 de hoje (22h40 de Brasília), as águas atingiram um pico de 144 centímetros acima do nível médio do mar, deixando evidentes mostras de inundação em lugares como a turística Praça de São Marcos.

Embora fica esteja longe do recorde de 194 centímetros alcançado em 1966, este nível, que deverá cair nas próximas horas, é considerado como elevado.

A região à qual pertence a Cidade dos Canais, o Vêneto, é uma das que foram postas pela Defesa Civil em alerta pelo risco de inundações no fim de semana do Natal.

Na Ligúria (noroeste do país), as chuvas já começaram, provocando cheias e deslizamentos de terra na província de Spezia, gerando atrasos no serviço de trens.

Na região de Emilia-Romagna (norte), há preocupação com possíveis transbordamentos dos rios Parma, Enza, Secchia, Panaro e Reno, e na Toscana (centro), um deslizamento na estrada A15 causou problemas aos motoristas.

Fonte: Terra