•  
     

Vasco retoma liderança do BR com sua melhor campanha na era dos pontos corridos

Imagem

Jogadores do Vasco comemoram um dos gols na quinta vitória do time no Brasileiro

A retomada da liderança do Campeonato Brasileiro não foi a única conquista do Vasco na noite do último sábado, na vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 2, em São Januário. Com o triunfo de virada sobre o time de Campinas, o cruzmaltino ratificou seu melhor início de competição na era dos pontos corridos - desde a temporada de 2003.

om 16 pontos em sete jogos, sendo cinco vitórias um empate e apenas uma derrota, o time vascaíno mostrou que vive a melhor fase das últimas dez temporadas. Entre campanhas pífias e até uma passagem pela série B, o melhor retrospecto anterior havia sido nos anos de 2005, 2007 e 2011, quando marcou 11 pontos no mesmo período.

CAMPANHAS DO VASCO ATÉ A 7ª RODADA
2003 8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2004 5 pontos - 1 vitória / 2 empates / 4 derrotas
2005 11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2006 8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2007 11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2008 8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2009* *disputou a segunda divisão
2010 5 pontos - 1 vitória / 2 empates / 4 derrotas
2011 11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2012 16 pontos - 5 vitórias / 1 empate / 1 derrota
Empolgado com a fase mesmo diante da má atuação na partida do último sábado, o técnico Cristóvão Borges avaliou de maneira muito positiva o trabalho desenvolvido desde o segundo semestre de 2011 e disse que a campanha poderia ser ainda melhor neste início de Brasileiro.

"Estamos fazendo um trabalho muito bom desde o ano passado. Plantamos e estamos colhendo agora. Só lamento mesmo pela derrota diante do Cruzeiro, na última semana [sexta rodada]. Essa campanha poderia ser ainda melhor. Mas não adianta chorar agora. O campeonato é longo e temos que nos preocupar em manter esse ritmo", salientou o comandante do time de São Januário.

E os números só colaboram com as palavras de Cristóvão. Além da pontuação recorde desde o início da era de pontos corridos, o Vasco possui o melhor ataque do Campeonato Brasileiro ao lado do Fluminense, com 14 gols marcados. De quebra, Alecsandro, camisa 9 do cruzmaltino, é o artilheiro da competição com cinco gols.

Cobranças mesmo com vitória

Entretanto, apesar de tantos números positivos, o Vasco sabe que ainda precisa melhorar muito se quiser manter a trajetória vitoriosa até o fim do Brasileiro. Jogadores e técnicos admitiram que a última vitória veio muito mais na base da raça do que na técnica da equipe.

"O que vale sempre é a vitória, mas precisamos melhorar um pouco para manter essa sequência", destacou Felipe, que teve o discurso endossado por Cristóvão Borges. "Comemoramos agora, na hora do jogo, mas teremos a semana inteira para ajustar alguns pontos que ainda não ficaram 100%. Vamos trabalhar", alertou o treinador.

E após uma semana inteira de trabalho, o Vasco voltará a campo no próximo domingo para corrigir os erros e, principalmente, manter a sequência vitoriosa. O jogo será contra o Figueirense, às 16h, em Florianópolis, pela 8ª rodada do Brasileiro.
 
Toma.
Isso é pra quem fala que o Vasco nunca sai do VICE. kkkk'