•  
     

Ubisoft dá detalhes e mostra arte de novo 'Prince of Persia'

O grupo francês Ubisoft contou alguns detalhes a respeito do jogo Prince of Persia: The Forgotten Sands, novo epicódio da série criada pelo designer Jordan Mechner, em 1989.
» Warner vai distribuir sequência de 'Batman: Arkham Asylum'
» Nintendo Zii pode ser sucessor de videogame Wii
» Lance Henriksen vai estrelar jogo 'Aliens vs Predator'

The Forgotten Sands (TFS) abordará as aventuras da chamada "Saga das Areias" e, na linha cronológica, tem a história inserida entre os episódios The Sands of Time e Warrior Within. Os produtores confirmaram haver vários elementos comuns ao longa-metragem Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010), inspirado no jogo lançado em 2003.

"Em visita a Azad, reino de seu irmão, o príncipe persa encontra o palácio real sob o cerco de um poderoso exército. Quando faz uso das lendárias 'areias do tempo' para tentar salvar o reino, o príncipe inicia uma aventura que fala sobre liderança e mostra que grandes poderes têm um (alto) custo", descreve a nota do estúdio.

Segundo Yves Guillemot, presidente do grupo, o episódio "será o verdadeiro retorno às raízes de Príncipe da Pérsia e poderá tirar proveito do fantástico impacto que o o filme deve trazer à franquia". Conforme o executivo, tanto jogadores entusiastas quanto casuais estão sob a mira dos produtores.

TFS está em desenvolvimento no estúdio Ubisoft da cidade de Montreal, Canadá.

E as versões para os sistemas de videogane DS, PSP e Wii serão diferentes das versões para PC, PS3 e X360, versões que devem ser mais completas e detalhadas.

Em suas versões mais avançadas, TFS adota o motor gráfico Anvil, o mesmo aplicado em Assassin's Creed 2. Aliás, o motor é sucessor do Scimitar, desenvolvido pelo grupo Ubisoft e utilizado nas produções de Assassin's Creed (2007), Prince of Persia (2008) e Shaun White Snowboarding (2008).

A série
O jogo que deu origem à série Prince of Persia data de 1989 e foi totalmente criado e programado por Jordan Mechner. Na produção do emblemático título gamístico, foi adotada a técnica de animação chamada rotoscopia, que consiste em animar um personagem ou objeto por meio um filme. Mechner filmou seu irmão caçula, David, para fazer todos os movimentos do príncipe persa protagonista.

Foram lançadas conversões para vários computadores e sistemas de videogame e, em 1993, veio o segundo episódio, The Shadow and the Flame.

Dez anos depois do original, chegaria a primeira versão tridimensional, Prince of Persia 3D.

The Sands of Time (2003) foi o primeiro PoP sob produção do estúdio Ubisoft e gerou duas sequências, Warrior Within (2004) e The Two Thrones (2005).

Em 2006, foi dado início a um projeto de renovação da série, que adquiriria um estilo visual inédito, mais colorido e fantasioso, com o novo Prince of Persia (2008), desenvolvido com o aplicativo gráfico Scimitar, o mesmo da série Assassin's Creed.

Em 2010, The Forgotten Sands mostrará o potencial do motor gráfico Anvil, sucessor do Scimitar.

A série tem mais de 14 milhões de cópias vendidas mundialmente.

Jordan Mechner: príncipe dos videogames
Mechner é um dos mais respeitados criadores de videogames. Entre suas obras estão a série de ação Príncipe da Pérsia e Karateka. Mechner escreve a história original da adaptação cinematográfica Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) e assina o roteiro de Fathom (2010), filme baseado na HQ homônima do artista Michael Turner (Witchblade) e que terá a atriz Megan Fox (Transformers, 2007) no papel de Aspen Matthews, protagonista da aventura.