•  
     

Trocando a Tela de Logon do Windows

Veja aqui como trocar a tela de logon do seu Windos XP e deixa-lo de cara nova

O Windows XP trouxe uma novidade na hora de fazer logon: interface gráfica, com ícones que
identificam as contas de usuários. Muito intuitivo, fácil e rápido. Antigamente, no Windows 2000, era preciso escrever o nome da conta, e em seguida, colocar a senha.

É possível usar o estilo do Windows 2000 no XP também. Para tal, vá ao Painel de Controle, entre em Contas de usuário, e clique na opção Alterar a maneira como os usuários fazem logon ou logoff. Na tela seguinte, desmarque a opção Use a tela de boas-vindas, e clique no botão Aplicar opções.

Vale citar que, dessa maneira, perde-se o recurso de troca rápida de usuário, que permite acessar
outra conta de usuário do Windows sem precisar fazer logoff na primeira.

É possível mudar!
Acredito que todos conheçam a tela de logon do Windows XP.
É simples, prática e bonita. Mas, por melhor que ela seja, cinco anos a vendo todos os dias enjoa… Felizmente, há como trocá-la, mantendo toda a sua funcionalidade. É exatamente isso que aprenderemos neste tutorial.


Este tutorial é baseado no tópico Tuto:Tela do Logon, mais fácil impossivel, escrito pelo Sidnei Rizzi.
Preparando as telas

Antes de aprender a trocar a tela de logon, nada mais lógico que ter uma tela de logon. Esta parte merece uma atenção especial, haja visto que há alguns formatos de telas de logon, infelizmente incompatíveis entre si. Iremos mexer com LogonUI. Telas de logon estão disponíveis em vários sites na Internet, dos quais destaco estes , em virtude do vasto acervo e segurança garantida (livres de malware):
[url]: http://browse.deviantart.com/customizat ... ime=yes%20[/url]
Instalação manual ou automática?
Há duas formas de alterar as telas de logon, uma automática (mediante programa), e outra manual (mexendo no registro). Recomendo fortemente a segunda, pois embora a primeira seja igualmente eficaz, sou adepto daquela filosofia de que, quanto menos programas instalados no Windows, melhor. E, como será visto mais abaixo, o método manual é moleza.
Só para constar, o programa que faz a troca é o Logon Loader. que esta disponível na seguinte url:
http://logonloader.danielmilner.com/stats/getfile.php?id=1
Preparativos

Baixe uma tela qualquer, e localize o arquivo da tela de logon, cuja extensão é *.exe, e o ícone é aquela janelinha branca (Janelinha.). Copie-o.
Vá para a pasta %WINDIR%Resources, e dentro dela, crie uma pasta com o nome Logon. Lembrando que %WINDIR% é um link para a pasta onde o sistema está instalado, geralmente, C:Windows.

Dentro da pasta recém-criada, cole o arquivo *.exe. Criaremos, agora, dois arquivos de registro, os quais funcionarão como “liga/desliga” do tema. Vamos lá?
Arquivos do registro
Dois arquivos serão criados, dentro da pasta %WINDIR%ResourcesLogon: logonui.reg e restore.reg. O primeiro para aplicar a nova tela de logon, e o segundo, para restaurar a original.
Crie um arquivo de texto (botão direito no Explorer, aponte para Novo, e selecione Documento de texto), e na hora de dar nome ao mesmo, escreva logonui.reg. É importante que a visualização de extensões de arquivos conhecidos esteja habilitado, pois só assim é possível criar este arquivo do registro (ou seja, trocando a extensão, de *.txt para *.reg). Caso a visualização não esteja ativa, entre no menu Ferramenas, e em seguida, clique em Opções de pasta… Lá, clique na aba Modo de exibição, e no box Configurações avançadas, desmarque a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos.

Voltando. Se não o fez ainda, crie o logonui.reg. Criado ele, clique com o botão direito no arquivo, e no menu de contexto, clique em Editar. Uma tela do Bloco de notas surgirá. Escreva o seguinte nela:

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NTCurrentVersionWinlogon]
“UIHost”=”%windir%\Resources\Logon\logonui.exe”
Note que, a parte em negrito, refere-se ao arquivo da nova tela de logon. Em regra, o nome é logonui.exe, mas há casos onde o nome do arquivo é outro. Nestes, simplesmente altere este trecho. Salve as alterações

Para ativar sua nova tela de logon, dê um clique duplo neste arquivo. Uma janela do editor de registro aparecerá, perguntando se você tem certeza de que deseja fazer esta alteração no registro. Clique em Sim, depois em Ok, e pronto!
Há a possibilidade do Windows tentar restaurar a tela original, exibindo uma janela cujo título é

Proteção de arquivo do Windows. Caso isso aconteça, nesta primeira tela, clique em Cancelar, e na seguinte, em Sim.
Para restaurar a tela de logon original, crie, na mesma pasta, um arquivo chamado restore.reg. Clique com o botão direito nele, selecione Editar, e escreva o seguinte no Bloco de notas:
Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindows NTCurrentVersionWinlogon]
“UIHost”=”logonui.exe”
Clique duplo nele, e a tela de logon original voltará.

By WestSide