•  
     

Rumor: Playstation 4 vai vir com um sistema anti-jogos-usados.

De acordo com fontes secretas do site Kotaku, o novo console da Sony tem o codinome “Orbis”, e vai empregar um sistema anti-jogos-usados.



O nome “Orbis” é o latim para orbe, ou círculo, algo que faz muito sentido se associado ao “Vita” do PS Vita. “Orbis Vita” seria um termo comum que significa “Círculo da Vida” sugerindo a integração entre os dois consoles da Sony.

Os Specs incluiriam uma CPU e GPU AMD, capazes de rodar jogos na resolução de até 4096×2160, e 3D em 1080p.

O lançamento desse novo console da Sony seria no final de 2013, na época das vendas de final de ano.

O “Orbis” não teria planos de ser compatível com os jogos de PS3.

Agora, o mais polêmico de tudo seria o sistema anti-jogos-usados. Você vai poder comprar os jogos através de duas maneiras: na PSN (e aí já fica preso ao seu console) ou através de um disco Blu-ray. Só que pra jogar com esse disco você vai ter que necessariamente logar na sua conta online e desbloquear o conteúdo (funcionando como uma espécie de cd-key, eu imagino). Dessa forma o jogo fica preso à sua conta. Se você depois vender o disco pra outra pessoa, ela não vai conseguir entrar na PSN dela e desbloquear o jogo.

Ainda não está claro como que, com isso, vai ser o mercado de jogos usados. Segundo a notícia, talvez o blu-ray usado sirva como uma forma de trial, em que você pode pagar para desbloquear o resto do conteúdo.

Bem, tudo isso é até agora apenas rumor, mas pelo jeito tanto a Sony quanto a Microsoft estão empenhadas em acabar com o mercado de jogos usados. Estou pressentindo que isso não vai acabar muito bem.