•  
     

Redes de Computadores

- Rede de Computadores

Uma rede de computadores é um conjunto de computadores (Cliente ou estações) interligadas através de um meio físico de comunicação ( cabos, hubs e placas).

A Finalidade das redes de computadores é fazer com que os micros ligados a ela possam trocar informações entre si, independentemente de qual a distância em que eles se encontrem uns dos outros. Suas principais vantagens são
:

*possibilitar o compartilhamento de informações;
*Possibilitar o compartilhamento de recursos associados ás máquinas interligadas ( exemplo : impressora);
*Possibilitar a utilização de computadores remotamente
*Permitir o gerenciamento central de recursos e dados;
*Melhorar a segurança de dados e recursos compartilhados.


Redes de computadores não são necessariamente vários computadores interligados em um mesmo ambiente. Quando falamos de internet estamos falando de rede de computadores. Quando você navega na internet, esta conectado a uma rede na qual milhões de pessoas também estão.

Nas redes podemos ter dois tipos principais de computadores : os Servidores e as Estações.

Os servidores são um ponto central que provê algum tipo de serviço ou dado. Podemos ter servidores de impressão, de dados, de internet e outros.

As Estações usufruem dos serviços prestados pelo servidor, porem podem possuir aplicativos e recursos como impressoras e scanners.

Essa distribuição das redes em servidores e estações é muito utilizada e possibilita que empresas compartilhem informações e recursos para vários usuários de forma rápida e com segurança.

Fonte : Meu livro de informatica xD
 
Boa Informação
 
é isso ai manoo :)