•  
     

Promotor vê em propaganda de Tiririca infração capaz de impugnar candidatura

O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, deve receber só na segunda-feira (13) o ofício da Procuradoria Regional Eleitoral para adoção de medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido pelo candidato a deputado federal
Veja vídeos com trechos
da propaganda de Tiririca

*
*

* Humoristas posam de sérios para tentar votos
* Entrevista com Tiririca: "Não é piada, é a realidade"
* Rivais aumentam ataque à candidatura de Tiririca
* Maguila nocauteia Tiririca em horário eleitoral
* Tiririca faz deboche com a democracia, diz ministro

Francisco Everardo Oliveira da Silva, o palhaço Tiririca (PR), mas já apontou que o alvo principal da Justiça Eleitoral contra o candidato pode ser a sua própria propaganda. Em entrevista ao UOL Eleições, Lopes disse que vê na propaganda do candidato do bordão "pior que está não fica" infração capaz de levar a uma impugnação da candidatura.

O objeto do ofício da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo à Justiça Eleitoral não é este, mas a possível ocultação proposital de seus bens pessoais à Justiça. O Ministério Público Eleitoral se baseou em nota publicada na coluna "Radar", da revista "Veja", que informou que o humorista declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas e de sua ex-mulher. Segundo a procuradoria, na consulta à ficha do candidato consta a informação "nenhum bem declarado". Sobre isso, Lopes disse que analisará o caso na segunda, tão logo receba o encaminhamento da procuradoria.

"Ainda não recebi nada, mas, se for isso, parece que estamos abrindo espaço para a candidatura de estelionatários", afirmou. No entanto, o promotor afirmou não entender o motivo pelo qual a Procuradoria Regional Eleitoral ainda não tocou no assunto da propaganda de Tiririca, que julga ser um caso grave. "Se eu fosse o procurador regional eleitoral, era com isso que eu me preocuparia. É propaganda irregular. Vislumbro infração ao artigo 5º da resolução 23.191 do TSE", declarou.

O artigo mencionado por ele diz: "A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais (Código Eleitoral, art. 242, caput)". No entender do promotor, o conteúdo da propaganda eleitoral de Tiririca se enquadra nesses termos e poderia levar a uma impugnação da candidatura.

A reportagem está tentando contato com Tiririca e com assessores de sua candidatura.

Depois de ter virado celebridade televisiva nos anos 90, Tiririca decidiu neste ano tentar entrar na política. Vestido de palhaço, seu personagem, e em tom de deboche, Tiririca aparece em diferentes inserções no horário eleitoral de seu partido, o PR. Identificando-se como "o candidato abestado", ele usa bordões e diz frases como as seguintes:

- "Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!"

- "Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família. Portanto meu número é 2222. Se vocês não votarem, eu vou morreeer!"

- "Oi, eu sou o Tiririca da televisão. Sou candidato a deputado federal. O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas depois, eu te conto."

- "Quando vocês apertarem na urna eleitoral, vai aparecer esse cara aqui, e esse cara aqui sou eu. Ô candidato lindo!"

- "Você está cansado de quem trambica? Vote no Tiririca"

- "Para deputado federal, Tiririca. Vote no abestado"

No horário eleitoral de ontem, Tiririca apareceu inicialmente escondendo o rosto e perguntando: "Adivinha quem está falando? duvido vocês 'adivinhar'! ". Em seguida, tirou as mãos do rosto e declamou: "Sou eeeu, o Tiririiiica, candidato a deputado federaaaal, 2222, não esqueeeeeça, peguei vocês, enganei vocês, vocês 'pensou' que fosse outra pessooooa, sou eu, o abestaaaaado, vote 2222!"

FONTE ; uol ; http://eleicoes.uol.com.br/2010/sao-pau ... atura.jhtm
 
Eu nao falei nada!!
 
PROMOTOR Escreveu:Eu nao falei nada!!


PROMOTOR COLOCANDO ORDEM NO BRASIL ! :icon_lol: :icon_lol:
 
Os caras tão com medo do Tiririca ganhar Kkkkkkkkkkkkkkk só pode
Ficam inventando regrinhas e talzzzz
Desrespeito? aonde? ,vai dizer que essa politica num ta uma ______ msm?
Pelomenos ele não nega que não entende ____ nenhuma de politica kkkkkkkkk (ao contrario de analfabetos funcionais que estão atualmente na presidencia).
Qm deveria ser punido são esses candidatos a presidencia que não comparecem em debates (né Dilma),pois o povo não pode votar em um candidato só pelo nome ou partido ,as ideias devem ser expostas pro pessoal .
Dalheeeee Tiririca !!!,Faça com a politica aquilo que ela faz com o povo ,PALHAÇADA X)
 
PROMOTOR Escreveu:Eu nao falei nada!!

KKKKKKKKKKKKK PROMOTOR E MEUS 50.000.000.00 que voce prometeu KK
 
finalmente alguem sensato, porque nosso horario eleitoral já é uma piada e o tiririca tem sido mais um para manchar o nosso cenário político cada vez mais decadente e medíocre, parabéns a esse promotor, espero que ele consiga obter êxito.
 
2222
 
rs