•  
     

PES 2013 ganha trailer que mostra detalhes da nova jogabilidade

Entre os jogos anunciados na conferência pré-E3 2012 da Konami, realizada nesta sexta-feira (1º), está um dos títulos mais esperados pelos brasileiros: Pro Evolution Soccer 2013. A promessa da empresa está em controles melhores, maior domínio de bola, inteligência artificial mais realista e captura de movimentos com mais detalhes. Para provar todo o esforço, foi divulgado um trailer que mostra os bastidores de todo esse processo de melhorias no game.

Imagem

Segundo o desenvolvedor chefe do game, Masuda Kei, “o conceito principal veio do feedback dos fãs”. Dessa forma, a Konami procurou dar ao jogador um controle mais preciso com a bola, proporcionando mais lances individuais. Isso está aliado a um novo sistema de drible, que permite se esquivar da marcação com maior eficácia.

O sistema de passes agora possui opções com o controle de intensidade e altura, além de um recurso chamado “toque dinâmico”, que permite ao jogador receber a bola já com a possibilidade de jogá-la para a frente. A mesma técnica pode ser utilizada ainda para aproveitar o passe e acionar um voleio, com a bola em pleno ar.



Outro ponto que a Konami melhorou em PES foi a inteligência artificial. Agora, os boleiros comandados pelo jogo se comportam melhor na defesa, deixando de marcar a bola para se focar no atacante. O goleiro também recebeu melhoras, incluindo novas animações nas defesas.

Movimentos únicos de jogadores também foram capturados para dar uma maior imersão com os gráficos e ambientes. O garoto propaganda de PES 2013, Cristiano Ronaldo, foi usado como exemplo: a maneira de o jogador do Real Madrid correr com os braços encostados ao corpo foi fielmente reproduzida.

O aspecto social do game também foi lembrado com o MyPES - ferramenta integrada com as redes sociais - recebendo uma atualização. Masuda Kei prometeu uma versão demo, mas não deu uma data exata para a liberação. PES 2013 será lançado no terceiro trimestre deste ano para Xbox 360, PlayStation 3, PSP, PlayStation 2, Nintendo 3DS, Wii e PC.

Imagem

O fenômeno de popularidade

O sucesso de Pro Evolution Soccer (também chamado de PES) vem desde o lançamento do primeiro jogo da série, em 1995. Produzido pela Konami, o título se destacou pelos gráficos que eram avançados para sua época e sua jogabilidade diferenciada, principalmente comparado ao FIFA Soccer, seu maior rival até hoje.

A mudança do nome para Pro Evolution Soccer aconteceu em 2007, como uma adaptação do nome tradicional para o mercado norte-americano, na qual o jogo se chamou Winning Eleven: Pro Evolution Soccer, e no ano seguinte, se tornou apenas Pro Evolution Soccer. No Japão, o jogo ainda mantém o nome original.

Imagem

A disputa entre PES e FIFA se estende ao longo dos anos, em cada versão lançada. Em Pro Evolution Soccer, há diferenças no controle dos jogadores, que agradam alguns fãs e desagradam outros. Outra diferença entre as duas franquias de futebol é que, no jogo da Konami, existe um número bem inferior de nomes licenciados. Isso se dá ao fato de que a série FIFA possui direitos de exclusividade, o que impede o mesmo de acontecer com seu concorrente.

Atualmente, mesmo com um número menor de vendas em outros países, PES é o jogo mais popular no Brasil e o jogador português Cristiano Ronaldo é a capa oficial do jogo. No mercado nacional, a capa também conta com a presença do jogador Neymar.