•  
     

Orkut cria 'círculos' de amizade

Organizar e interagir com grupos de amigos, com a família e com colegas de trabalho ao mesmo tempo, na mesma página e com mais privacidade. Este é o novo conceito do Orkut, uma das redes sociais mais populares do Brasil, apresentando pelo Google Brasil nesta terça-feira (24), na cidade de São Paulo. Agora, o site foca em apresentar círculos que podem ser criados pelo usuário para se comunicar de forma privada com sua rede de amizades, sem que internautas de outros grupos possam visualizar as mensagens, como ocorria nos ‘scraps’.

A novidade já está disponível para alguns usuários e, até o final da semana, deve estar aberta para toda a rede social, segundo a companhia. Diferente da mudança anterior, desta vez não é necessário convite para aderir ao novo formato. Porém, o usuário pode optar por navegar no site como era anteriormente.

De acordo com o Google, a mudança foi feita porque as pessoas possuem diversas personalidades e círculos de amizades durante o dia. Desse modo, o usuário compartilha informações e fotos apenas com o grupo de trabalho, no período da tarde, e com a família durante a noite, por exemplo. Com isso, o campo de compartilhamento ganha destaque na página inicial do Orkut, bem como as atualizações dos outros grupos criados pelo usuário.

Organização dos grupos
Os usuários têm a liberdade de criar, gerenciar e organizar grupos entre os amigos com os quais ele já está conectado, com a possibilidade de adicionar a mesma pessoa em mais de um grupo. A forma como o internauta nomeia cada círculo só pode ser visualizada por ele. Os outros amigos conseguem apenar ver quem também está copiado naquela conversa.
No momento do envio de um recado, o usuário pode, inclusive, deletar uma pessoa do grupo, caso não queira que ela receba certa mensagem. Acima da caixa de compartilhamento estão os principais círculos do internauta. Na seção de gerenciamento, é possível selecionar os grupos que o usuário considere mais importante.
Anexos
r58xk49t.jpg