•  
     

OBAMA visitara Cidade de Deus

RIO - A visita de Barack e Michele Obama será uma espécie de redenção para os moradores da Cidade de Deus. O filme dirigido por Fernando Meirelles em 2002 deu fama mundial à favela. Mas as cenas de guerra do tráfico em City of God, que teve quatro indicações ao Oscar, também a lançaram um estigma sobre a comunidade. "Viramos símbolo de lugar violento", acredita Josias Oliveira, vice-presidente da Associação de Moradores, nascido na favela há 43 anos. "O nome Cidade de Deus correu mundo, mas a comunidade ficou parada. Não serviu para melhorar nada."

A chegada do primeiro presidente negro americano à favela, no domingo, 20, pode dar uma sacudida no lugar. "Torci muito para ele vir. É um negão bonito, da mesma tinta que eu. Vai ser muito bem-vindo", vibra Regina Antunes, de 59 anos, dona de uma creche que funciona em frente à quadra onde Obama e Michele vão assistir às apresentações de crianças e adolescentes da Central Única de Favelas (Cufa).

Na instituição criada pelo rapper MV Bill e pelo empresário Celso Athayde, a ordem é não confirmar a visita de Obama. Nessa terça-feira, 15, a sede da Cufa estava praticamente deserta. O recesso do carnaval só acaba na segunda-feira. "Mas domingo estaremos funcionando excepcionalmente. Estaremos na quadra com atividades de basquete, skate, teatro e grafite", avisa Athayde. "Caso eles venham, estaremos preparados." Obama será recebido por MV Bill.

Laje. Na manhã dessa terça, agentes da segurança de Obama estiveram na Cidade de Deus. Escolheram até os pontos onde vão colocar os agentes. Obama deve descer de helicóptero - em local a ser definido - e seguirá de carro até a favela. Os seguranças decidiram não colocar grades para separar o presidente do povo.

FONTE : http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2493,0.htm
 
q bom!