•  

Messi é tão bom quanto Maradona ou Pelé??

Ao que parece, a fase do atacante argentino Lionel Messi no Barcelona é tão "estratosférica, mágica, divina, generosa, extraordinária", para usar os adjetivos escolhidos pelo diário espanhol Sport, que os espanhóis já consideram completamente lícito compará-lo a craques como Pelé, Maradona e Ronaldo.

Muita calma nessa hora, é o que tenho a dizer.

Não há dúvida de que Messi é o melhor jogador em atividade no mundo hoje. Se considerarmos apenas as últimas semanas, o atleta estufou as redes onze vezes em cinco jogos. Na temporada, já são 34 tentos.

Sua capacidade de decidir as partidas realmente parece sem igual, hoje em dia. Tanto é que os jornais parecem ter esgotado seu estoque de elogios ao craque.

Se o Sport o chama de "Deus do futebol", o El País lançou a seguinte equação: "Maradona + Ronaldo = Messi". Outro jornal espanhol, o As, escreveu que "Messi é de outro mundo".

Suas recentes atuações diante do Stuttgart, pela Liga dos Campeões da Europa, e frente ao Zaragoza, pelo espanhol, acabaram estendendo a idolatria ao craque para outros países também, como a Grã-Bretanha.

"Ele fica melhor e melhor e melhor e quando você pensa que ele não pode ficar melhor, ele fica melhor de novo. É futebol de um jeito que ninguém nunca jogou", disse o jornal britânico The Guardian.

Como dito, Messi está numa fase incrível, incomparável, insuperável, blábláblá. No entanto, colocá-lo no mesmo patamar de Maradona e Pelé, ou até mesmo de Ronaldo, me parece completamente absurdo.

Para não me alongar nos detalhes que tornam essa comparação descabida, vou me ater apenas a um critério: Copa do Mundo.

Pelé foi fundamental para a conquista das Copas de 1958 e 1970. Maradona praticamente ganhou sozinho a de 1986. Mesmo Ronaldo, que não está no mesmo nível desses dois, foi artilheiro e peça chave na conquista do pentacampeonato em 2002.

A situação de Messi hoje lembra muito a de Ronaldinho Gaúcho em 2006. Craque inconteste antes da Copa, duas vezes eleito melhor do mundo pela Fifa, o atleta entrou em profundo declínio depois de sua atuação irrisória no mundial.

Por isso, o jogador argentino pode estar num momento de divisão de águas em sua carreira. Ele pode provar na Copa que é mesmo um gênio, para dali para a frente continuar evoluindo (ele tem apenas 22 anos) e aí sim ser comparado com justiça a esses craques do passado. Se ganhar a Copa, então, estará consagrado.

Mas caso seu encanto se apague durante a Copa, como aconteceu como nosso craque em 2006, ele pode ver sua carreira seguir trilha similar a de Ronaldinho. Seria uma desgraça não só para ele, mas também para todos que amam futebol.

Cabe lembrar que ele nunca jogou pela seleção argentina um futebol tão brilhante quanto o demonstrado pelo time catalão. Agora é esperar para ver o que vai acontecer na África do Sul.

Na sua opinião, já é justo comparar Messi a Maradona ou Pelé, ou ele realmente ainda tem muito o que provar? Comente.

Font: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/e ... e_pe.shtml

Meiin.cfg Escreveu:Por isso, o jogador argentino pode estar num momento de divisão de águas em sua carreira. Ele pode provar na Copa que é mesmo um gênio

A copa já acabou a muito tempo e o Messi não fez nenhum gol

Anderson Escreveu:
Meiin.cfg Escreveu:Por isso, o jogador argentino pode estar num momento de divisão de águas em sua carreira. Ele pode provar na Copa que é mesmo um gênio

A copa já acabou a muito tempo e o Messi não fez nenhum gol

Pior que nao fez msm e ainda tomou uma goleada de 4x0 hahaha

E muito simples, quien nao gosta do messi, nao gosta de futebol. Rivalidade de lado, messi e de outro planeta, so maradona e pele me deijaron ver iso; depois delos ninguem mais. Existen e existieron un monte de jogadores bons no mundo: ronaldinho, zico, garrincha, ronaldo, distefano, bochini, francescoli, sidane etc ect etc........... So tres hasta hoje sao de outro planeta, e messi tein uma ventaja; ainda faze historia.......

Messi, provavelmente, é o melhor jogador de todos os tempos. Quando se observa velocidade, habilidade, visão de jogo e qualidade física, não há como negar. E o melhor jogador de todos os tempos Messi ganha no aspecto humildade. O jogador que menos se sente importante. No futebol Messi é o cara. Como brasileiro reconheço. Não reconhecer Messi é não reconhecer Garrincha.

pra min messi é melhor q pele e todos os outros é o melhor do universo ele é o cara da vez sem duvida é o melhor de todos os tempos..

Na epoca de pelé era mais dificil em todos os aspectos,campo ruim,bola oval,viagens desgastantes,chuteira com pregos pesando dois quilos,camisa,calçao e caneleiras pesadas,rivalidades e brigas nos jogos,nao havia cartoes,antidopings e pelé sofria 15 faltas por partida e messi sofre só 3 faltas por jogo.

Falando do futebol em si, qualidade técnica, agilidade, velocidade, drible, visão de jogo, o messi é muito melhor que pele e Maradona. ...pois hoje os clubes possuem jogadores de altíssimo rendimento, velozes, zagueiros rápidos e super marcadores, e o Messi faz o que faz, joga um futebol maravilhoso, futebol lindo de se ver, sem dúvida é o melhor de todos os tempos, não é uma copa do mundo que vai mostrar isso, ele nem precisou dela pra mostrar que ele é o melhor.

hoje podemos dizer que sim, Messi é tão bom quanto os colossos do passado, e quem sabe até melhor, e nos poupe disso de copa do mundo, seleção e bla bla bla, se não ganhou copa do mundo? azar da copa do mundo, Messi desde os 22 anos já era comparado com os gigantes do passado, e hoje aos 28 anos mantém a mesma pegada, o mesmo ritmo, o cara só progride, é um auge eterno, algo nunca antes visto, a regularidade desse jogador é um absurdo, 9 anos estando no topo do futebol, 5 bolas de ouro, 4 champions, quase não é humano, a gente vê o esforço e o trabalho árduo do cr7 pra se manter na briga, toda a dedicação e tal, mas com o Messi parece uma coisa natural, é como se o cara fosse o próprio futebol encarnado se é que me entendem, enfim, tenho minhas dúvidas se daqui a 50 anos vão se lembrar de Pele e Maradona da mesmo maneira, mas de uma coisa eu tenho certeza, depois da Era Messi o conceito vai mudar MUITO.