•  
     

Marissa Mayer, ex-executiva do Google, é a nova CEO do Yahoo

Formada em Stanford e com 13 anos na gigante das buscas, ela foi uma das responsáveis pela home page e pelo Gmail

Imagem


Marissa Mayer, umas das principais executivas do Google, acaba de ser nomeada CEO do Yahoo. Ela assume o posto de Scott Thompson, que após somente quatro meses no cargo, pediu demissão em maio deste ano devido a acusações de ter mentido em seu currículo.

Funcionária de número 20 da gigante das buscas e há 13 anos na companhia, Marissa era uma das poucas executivas com visibilidade pública da empresa.

É um movimento supreendente, tendo em vista que o Yahoo ultimamente tem lutado contra Google e Facebook para atrair os principais talentos do Vale do Silício.

Com apenas 37 anos e formada em Stanford, Marissa é a responsável pelo visual de produtos populares do Google como a home page totalmente clean, Gmail, Google News e Googe Images. Recentemente, ela era líder da equipe de serviços de localização (o que inclui o Google Maps), sendo responsável por mais de 1000 gerentes de produto.

A executiva também fez parte do comitê executivo da empresa, parte da pequena minoria de vice-presidentes ouvida pelos fundadores Larry Page e Sergey Brin.

Ao jornal The New York Times, Marissa disse ter todo "ótimos momentos no Google", mas que a ida para o Yahoo foi uma decisão "relativamente" fácil. "O Yahoo é uma das melhores marcas da Internet".

Ela também afirmou que espera atrair outros executivos top de linha para sua nova empresa. "Talentos são o que motivam as companhias", afirmou.

O desafio de Marissa é recuperar a aura de liderança do Yahoo, que não conseguiu competir nas buscas com o Google (e fez uma aliança com o Bing, da Microsoft) e acabou perdendo terreno também para empresas focadas em rede social, como o Facebook. Desde 1995, o Yahoo teve ao menos sete executivos diferentes no comando, e viu suas ações perderem 41% do valor nos últimos 5 anos.
 
Guria linda e inteligente, aí sim...