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Mapas

Mapas


Existem cinco tipos principais de mapas no Counter-Strike, além de inúmeras
versões alternativas com regras distintas. Cada variação é distinta pelo
prefixo do nome do mapa, como indicado abaixo. Um mapa representa um
ambiente virtual no qual as rodadas são disputadas. Cada um oferece
determinadas áreas específicas para compra de equipamentos, resgate de
reféns, detonação de bomba, entre outros.


Mapas oficiais


Mapas de reféns (prefixo cs_)

O mapa contém vários reféns mantidos sob a guarda dos terroristas. Estes
últimos, devem impedir que os contra-terroristas tenham sucesso no resgate
destes reféns. Este tipo de mapa não é muito bem recebido em campeonatos,
por oferecer uma certa vantagem para o time dos terroristas. Se, no mínimo,
metade dos reféns forem salvos, os Contra-Terroristas ganham a rodada,
recebendo, no início do próximo turno, $2400 cada um. Em alguns servidores,
o assassinato dos reféns (-$2250 cada) pelos terroristas é uma atitude
punida, sendo que geralmente o assassino de cinco reféns acaba sendo
expulso do servidor. O primeiro contra-terrorista a entrar em contato com um
refém recebe $150, e ao entregá-lo em um lugar seguro, recebe $1000 por
cada um salvo. Os mapas desse tipo mais conhecidos são :
cs_assault,cs_mansion e "cs_rio".
Mapas de assassinato (prefixo as_)
No início de cada rodada um dos contra-terroristas é escolhido para ser um
VIP, não podendo comprar nenhuma arma, porém equipado com um colete
especial de força "200" e uma pistola para defesa. Ele deve ser escoltado por
seus companheiros de equipe até um ponto de entrega (geralmente na base
dos terroristas). O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-lo. A rodada
termina imediatamente se isto ocorrer, dando a vitória aos terroristas. E, caso
o tempo acabe e o VIP não estiver no ponto de entrega, os terroristas
vencem, já que os contra-terroristas não conseguiram cumprir a missão de
entregar o VIP.

Poucos jogam esses mapas, e por fim foram extintos do jogo. Motivos para
seu repúdio incluem o fato de que o jogador escolhido para ser o VIP perde
todas as armas e por causa da grande vantagem dos terroristas: caso
eliminem o VIP, os terroristas ganham. Para que a rodada não termine rápido,
dando a vitória a os terroristas, os contra-terroristas tem uma certa
desvantagem: é proibido o uso de armas para franco-atirador.Os mapas mais
conhecidos desse tipo são :as_oilrig e as_tundra.


Mapas de detonação (prefixo de_)

Nestes mapas o objetivo da equipe terrorista é detonar um artefato explosivo
(bomba C4) num dos pontos de detonação possíveis (geralmente são dois
pontos). A bomba C4 só pode ser colocada em uma dessas zonas pré-
determinadas, também chamadas de bombs sendo o b1 e o b2. Se os
Terroristas não conseguirem detoná-la ou se estes mesmos forem eliminados e
a bomba não for plantada os contra-terroristas ganham a rodada.

Os contra-terroristas ganham se eliminarem toda a equipe adversária antes da
armação da bomba, se desativarem a bomba (o que pode ser agilizado com o
auxílio de um kit de desarmamento, o defuser) ou ainda se até o término da
rodada os terroristas não conseguirem armar a bomba. Os mapas mais
populares desse tipo incluem de_dust, de_dust2,de_aztec, "de_nuke",
"de_inferno" e "de_train".

Há também mapas csde_, no qual, além de desarmar a bomba C4, também é
preciso resgatar reféns.


Mapas não-oficiais


Os mapas a seguir foram criados por fãs após a grande popularização do jogo
em todo o mundo.


Mapas de Surf (prefixo surf_)

Modo de jogo baseado num "bug" descoberto por um jogador. Ele criou o mapa
surf_the-gap utilizando o bug, e desde então, outros mapas foram criados e o
surf tem cada vez mais jogadores. Hoje o mapa mais popular é o surf_ski_2,
onde o objetivo é eliminar a equipe adversária. Existem inúmeros outros
mapas, designados para "Freestyle", onde o objetivo é fazer manobras, ou
para "Speedrun", mapas onde o jogador precisa passar de vários níveis e
chegar no fim do curso o mais rápido o possível.


Mapas de atiradores de elite (prefixo awp_)

Nestes mapas só é permitido a arma awp e pistolas. Os mais conhecidos desse
tipo são : awp_india e awp_dust.


Mapas de arma única (prefixo aim_)

Nestes mapas todos os jogadores recebem uma única arma e, assim como os
mapas de luta, só ocorre resultado quando toda a equipe adversária é
eliminada. Geralmente este tipo de mapa é usado por clãs para treinar a mira
de seus membros com cada uma das armas (como o nome "aim", que significa
"mira" em inglês, já sugere). Normalmente, cada time só tem acesso a dois
tipos de arma. Por exemplo: o time terrorista tem acesso ao seu rifle principal
de guerrilha, a famosa Avtomatik Kalashnikov, modelo de fabricação ano 1947
(mais conhecida como AK-47), e também a Artic Warfare Magnum
(comumente chamada de AWP), o time contra-terrorista por sua vez, tem
acesso ao seu principal rifle, a famosa Colt M4A1 Carbine, e também tem
acesso à AWP. Os mapas mais populares deste tipo são aim_ak_colt,
aim_awp, aim_usp e aim_headshot.


Mapas de facas (prefixo ka_)

Nestes mapas somente o uso da faca é permitido, entretanto existem locais
secretos no qual os jogadores podem trapacear comprando outras armas.
Dentre os mais famosos, pode-se destacar ka_colosseum, ka_matrix e
ka_radical.


Mapas de granadas (prefixo he_)

São mapas em que só é permitido usar facas e granadas de forte explosão
(chamadas HE Grenade). Os mais conhecidos desse tipo são : he_glass e
he_tennis.


Mapas de campo de luta (prefixo fy_)

Neste mapas não existe objetivo a não ser apenas eliminar os inimigos.
Dependendo do mapa, os jogadores tem acesso a todas as armas do jogo,
que já estão espalhadas pelo chão do cenário. A vitória só ocorre quando
todo o time adversário é eliminado. Os mais populares mapas desse tipo são
fy_pool_day, fy_iceworld e fy_snow.


Mapas de Regaste de Reféns e Detonação (prefixo csde_)


Mapa extremamente técnicos, quase nunca visto em servidores, devido a sua
falta de aceitação por muitos jogadores, nesses mapas, o objetivo é duplo.
Existem reféns para serem resgatados e um local ou mais locais de bomba a
serem detonados, A principio a vitória caso nenhum dos objetivos seja
cumprido é dos contra terroristas, porem caso os terroristas armem a bomba,
os CTs são obrigados a desarmar ela ou resgatar todos os reféns antes que
ela detone. Contra terroristas não podem comprar kit de desarmamento nesse
tipo de mapa;


Mapas de Zumbi (prefixo zm_)

Geralmente sao modificacoes de mapas originais como de_dust2 que se
transformaram em zm_dust2 para os mods de zombie (Biohazard, Zombie
Infection Mod, Zombie Mod, Zombie Swarm 2.4, Zombie Plague 3.88, Zombie
28 Weeks later), que contem alguns pontos seguros como caixotes altos onde
zumbis nao alcançam. Geralmente também há acessórios para humanos
escondidos nos mapas, como coletes, que geralmente auxiliam na proteção
contra enventuais infecções, há também granadas de destruição, e armas. Os
mapas zm_ mais famosos são zm_alfresco e zm_dust2.


Mapas de DeathRun (prefixo deathrun_)

Mapas em que o terrorista deve matar seus inimigos derrubando-os com
armadilhas espalhadas pelo mapa.Os contra-terroristas devem ir até o final do
mapa,seja "Bunnando" ou normalmente.Existem coisas para auxiliar como:
Gravidade,Aumento de velocidade,Bunny hop e vidas extras.


Outros mapas


Mapas de fuga (prefixo es_)

Este tipo de mapa não foi muito popularizado, já que aparentemente foi
cancelado antes do jogo ser lançado, entretanto, o objetivo dos times era
quase o mesmo dos mapas de assassinato, porém os terroristas deviam
escapar a um ponto de fuga, e os contra-terroristas deviam impedí-los. Se
mais da metade do time Terrorista fugisse, ou todo o time CT fosse eliminado,
a vitória seria dos Terroristas. Caso contrário, a vitória iria para o time CT.


Mapas de futebol (prefixo sj_)

Aparecido em 2006, ja jogado por muitos, os mapas de "Futebol" tem como
objetivo marcar golos no adversário, o jogador pode apenas usar uma faca,
podendo matar também com a bola, existem poderes para ele, que são agi de
agilidade, str de força, vit de vitalidade, disarm de disarmar o adversário e dex
para dextreza.


Mapas de escalada (Kreedz, prefixo oficial kz_)

Consiste em mapas onde o objetivo é escalar até o final do mapa em menos
tempo com apenas uma faca ou USP. É pouco popular no Brasil, mas muito
jogado no exterior. Os primeiros mapas foram criados pelo mapper Kreedz em
2004. Em 2005 o site Xtreme-Jumps foi criado, se tornou o oficial e hoje
conta com mais de 60.000 membros. Hoje existem pelo menos 574 mapas
oficiais e 510 mapas não-oficiais. O sistema oficial do jogo consiste em gravar
demos de você zerando em certo tempo e depois mandar essa mesma demo
para sua comunidade e se for um tempo menor e mais rápida, você baterá o
recorde. A demo será exposta na comunidade deixando a mostra para todos
assistirem. Existem inúmeros sites, clans e comunidades de Kreedz hoje. A
comunidade oficial de Kreedz brasileira é o KZ-Brazil.


Mapas de resgate de zumbis (prefixo cszm_)

Criado em 2008, nele os reféns são zumbis, geralmente usando os modelos de
zumbi do Half-Life e objetivo é levá-los a um lugar mais seguro. O prefixo cszm
é uma junção dos prefixos cs_(mapas de reféns) e zm_(mapas de zumbis).


Outros tipos de mapas

Sempre estão inventando novo estilos de mapas como glass_(mapas de base
de vidro) ou pb_(paintball) e etc. Mas sempre os oficiais serão de_(detonação
de bomba) e cs_(reféns) e talvez o as_(assassinato).