•  
     

Maior relógio do mundo, instalado em Meca, tem 46m em cada face

Meca, a cidade sagrada islâmica para onde milhões se deslocam a cada ano, está construindo o maior relógio do mundo. Ele está em construção agora mesmo, mas já começou a marcar o tempo desde ontem, para o ramadã.
Imagem

A Arábia Saudita tem esperança de conseguir cravar um novo padrão de horário, o "Horário de Meca", que rivalizaria o GMT (Greenwich Mean Time) como o novo meridiano principal.

O relógio, pode ser visto a 17km de distância à noite, está localizado de maneira bem central na cidade, posicionado em um arranha-céu a 380 metros de altura – o prédio em si tem 577 metros. Isso faz dele seis vezes maior que a torre do Big Ben, em Londres.

As quatro faces do relógio têm 46 metros de diâmetro e é iluminado por LEDs de 2 metros, que piscam em verde quando as cinco sessões de oração devem começar a cada dia.

Além de ser a torre do relógio, o arranha-céu em questão faz parte de um complexo de sete torres que abrigarão um shopping, uns 2.000 quartos de hotel, espaço de oração para 30.000 pessoas e até mesmo dois heliportos. [Foreign Policy via io9]
 
______