•  
     

Japão cogita fechar a usina nuclear Daiichi em Fukushima

TÓQUIO (O REPÓRTER) – O governo japonês acredita que a usina nuclear Daiichi, na cidade de Fukushima, que foi gravemente danificada pelo terremoto e pelo tsunami posterior que atingiu o país na semana passada, deverá ser fechada segundo as declarações dadas pelo porta-voz, Yukio Edano, neste domingo.
''Olhando para a situação de forma objetiva, isto parece claro'', disse Edano em entrevista coletiva de imprensa em resposta à pergunta sobre se o governo pretende fechar a fábrica onde ainda se está trabalhando para tentar resfriar os núcleos dos reatores.
A usina nuclear de Fukushima foi atingida por uma série de explosões como consequência do terremoto de 9,0 graus de magnitude na Escala de Richter e do tsunami que matou milhares de pessoas. Neste sábado, foi informado que já foram identificados alimentos contaminados com radiatividade nos arredores da capital, Tóquio, especialmente em frutas, legumes e leites.
Todos os moradores já foram retirados num raio de 20 km da central de Fukushima, bem como os trabalhadores da fábrica e foi determinada uma zona de exclusão aérea sobre o complexo para evitar a propagação da radiação.
Os temores de um desastre nuclear em larga escala ainda permanecem no Japão e o país continua realizando desesperados esforços para evitar que o problema alcance maiores proporções.
 
tem que fexar mesmo lol

depois q acontece acidente todo mundo se da mal .