•  
     

Intel e Micron demonstram memória revolucionária HMC na IDF 2011

Imagem
A Intel e a Micron demonstraram durante a IDF 2011 o fruto de sua parceria: o protótipo de um modelo de memória DRAM revolucionária, chamada Hybrid Memory Cube (HMC).

A HMC representa a mudança de paradigma no segmento, ao prometer aumentar em 7 vezes a eficiência energética e em 10 vezes a largura de banda de memória em relação ao modelo de DDR3 mais avançada existente atualmente no mercado.

A Hybrid Memory Cube utiliza uma configuração de chip de memória empilhada formando um “cubo” compactado, além de uma nova e altamente eficiente interface de memória, a qual define o nível de consumo de energia por bit transferido, além de suportar taxa de dados na ordem de 1Tb/s (um trilhão de bits por segundo).

A utilidade do novo padrão de memória praticamente não tem limite, podendo ser uma solução perfeita para aprimorar o desempenho de servidores dedicados à computação na nuvem e super computadores (HPCs), além de dispositivos portáteis tais como ultrabooks, tablets, smartphones, dentre outros segmentos.

As HMCs chegam um momento crucial da computação, onde as CPUs ganham cada vez mais núcleos de processamento, aumentando assim a necessidade de alimentar os núcleos não apenas com uma maior quantidade de memória, mais também de DRAMs cada vez mais rápidas e com menor consumo de energia.