•  
     

História do Arguile

O Arguile

“Cigarros são para pessoas nervosas, competitivas e apressadas. Quando você fuma um Arguile, você tem tempo de pensar. Isso lhe ensina a paciência e a tolerância, e lhe dá uma apreciação da boa companhia. Quem fuma Arguile encara a vida muito melhor e de modo mais equilibrado do que quem fuma cigarros”. (Ismet Ertep, turco, 71 anos.)

As origens históricas do Arguile vêm do norte de Índia ao longo da fronteira com o Paquistão e são deveras milenares. Os Arguiles da região eram simples e rústicos, normalmente feitos de coco, mas foi a partir desta parte do mundo que o Arguile expandiu-se para o reino persa, para o restante da Ásia, para o mundo árabe e para partes da África.
Historia4

E mesmo que originário da Índia, foi no Oriente Médio que ele ganhou fama e popularidade, principalmente devido ao seu longo percurso de difusão através do mundo.

Ao falar sobre a história do Arguile, a Turquia é um local crucial, país este que por muito tempo foi pólo cultural do Oriente. Quando o Arguile chegou na Turquia, há aproximadamente 500 anos, ele se tornou extremamente popular entre a aristocracia e os intelectuais, e começou a ter um novo design.
Historia1

O Arguile cresceu em tamanho e complexidade, e tornou-se semelhante aos modelos que conhecemos hoje. Pinturas complexas e mosaicos intrigantes foram adicionados ao seu design para realçar a beleza e elegância. A popularidade cresceu nos cafés da sociedade turca, o que deu aos atendentes especializados em Arguile dos cafés o status de verdadeiros chefs, isso por causa da preparação do Arguile, a etiqueta e outros detalhes, tudo bastante refinado.

Rapidamente os Arguiles e o ato de fumá-los tornaram-se os passatempos favoritos da população do Oriente Médio como um todo, mais do que isso, o Arguile se tornou hábito comum nas rodas de conversa sobre política, religião e acontecimentos diários. Em reuniões sociais, o Arguile é colocado no centro do grupo e a mangueira é passada adiante enquanto trocam-se palavras e compartilham-se idéias de um modo solto e descontraído. No Oriente Médio o Arguile está totalmente associado ao cultivo da paz, do relaxamento e do descanso.
Historia2

O Arguile em si pode ser simplesmente definido como um instrumento, individual ou coletivo, geralmente feito de vidro, usado para o fumo que opera por meio da filtragem da água através de aquecimento indireto. E ele pode ser usado para se fumar variadas substâncias tais como ervas e tabaco.

Dependendo do local o Arguile também é conhecido por outros nomes, como shisha, narguilé, okka, ghalyan ou hookah. E muitos desses nomes têm origem árabe, indiana, turca ou persa. Por exemplo: narguile é uma palavra oriunda de nargil, que em persa significa coco. Já Shisha é uma palavra persa que significa vidro ou garrafa, e é o modo como o Arguile é chamado em países como Arábia Saudita e Kuwait. Hookah é uma palavra árabe originária de uqqa, que significa pote pequeno ou jarra, nome este que é diretamente ligado ao método de estruturação do Arguile.
Historia3

Arguile ou Narguile é o nome mais usado na maioria do mundo, como Líbano, Síria, Jordânia, Turquia, Iraque, Albânia, Grécia, Israel, Romênia e Bulgária. A diferença entre Arguile e Narguile se dá pelo fato que na língua árabe muitas vezes o “n” inicial pode ser suprimido, o que não altera o sentido da palavra e é um mero detalhe lingüístico. Já o nome Shisha também é usado em vários países, como Egito, Bahrein, Kuwait, Marrocos, Qatar, Tunísia, Arábia Saudita, Somália e Iêmen. No Irã e na Índia o Arguile geralmente é chamado de ghalyan e na Índia e Paquistão de hookah.

A popularidade do Arguile e o estilo de vida por trás dele tem crescido muito internacionalmente nos anos recentes, principalmente devido à natureza social do fumo do Arguile. No Ocidente, onde tudo se tornou tão rápido e as pessoas raramente têm tempo de socializar com a família ou com os amigos, a cultura do Arguile certamente contribui para a integração dos fumantes no seu ambiente social, de uma forma pacífica e fraternal. E hoje, os grupos de fumantes de Arguile podem ser encontrados na maioria das grandes cidades das Américas e da Europa.


narguile-arguile-essecircncias-carvatildeo-maletas-incensos_fb30b2c_3.jpg
p
narguile-arguile-essecircncias-carvatildeo-maletas-incensos_fb30b2c_3.jpg (62.24 KiB) Visto 434 vezes

quem fuma arguile ?
 
arguile ?
nao é narguile?
 
o cobaia
 
Maconha...
 
o zé acho q fuma !!!
 
o nome e arguile, mas tem gente que fala narguile ou shisha ;xx