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Hammer 3.4

1º Passo
Baixe o Hammer 3.4 (Recomendado)

Download [ABAIXO]
Aqui Botei o Download do Hammer em Português pois é o que eu uso

2ºPasso

Depois que você baixou o Hammer é preciso configura-lo

Abra o Hammer vá em Ferramentas - Opções
e Deixe suas Opções assim

http://img178.imageshack.us/img178/239/configurando1wh5.jpg Geral
http://img166.imageshack.us/img166/3749/configurandovises2dmn7.jpg Visões 2D
http://img237.imageshack.us/img237/8430/configurandovises3dzg8.jpg Visões 3D

Na aba Texturas adicione os arquivos .wad encontrados na pasta
cstrike e Valve/Valve
as texturas mais utilizadas são:

xeno.wad;
halflife.wad;
liquids.wad;
broffice.wad;
zeditor.wad;
zhlt.wad;

Não bote mais de 12 texturas pois seu mapa vai ficar com lag depois de criado

http://img49.imageshack.us/img49/1652/configurandoconfiguraeszq6.jpg Configurações de Jogo


Ali em Arquivos Data do Jogo selecione: halflife-cs_expert.fgd
Só escrevi pois não da para ver completamente.

http://img369.imageshack.us/img369/7818/configurandoprogramasdeqe6.jpg Programas de Configuração


Configuração:Selecione Counter Strike

Executável do Jogo:Selecione o hl.exe mais "-nomaster –game cstrike" sem as Aspas
Ficando Assim:C:\Arquivos de Programas\Valve\hl.exe – nomaster – game cstrike

Executável CSG:Selecione hlcsg.exe

Executável BSP:Selecione hlbsp.exe

Executável VIS:Selecione hlvis.exe

Executável RAD:Selecione hlrad.exe

e no Último Selecione o Diretório de seus mapas de CS que seria no meu caso
C:\Arquivos de programas\Valve\cstrike\maps

E DE
OK

3º Passo

Vamos Criar Nosso Mapa

Selecione uma textura para seu chão Clicando em
Procurar no canto Direito

http://img230.imageshack.us/img230/8205/procurandotexturaza5.jpg Foto

Escolha a textura de seu Gosto

Agora pegue a Ferramenta de Brush e faça um quadrado na tela top e de enter.

http://img140.imageshack.us/img140/4079/chodomapada0.jpg Quadrado

Isso vai ser o chão do mapa
para você ver seu chão va na janela camera e vai movendo com as setas do teclado e com a bolinha do mouse
até achar seu chão..

Agora vamos criar as paredes do nosso mapa

Selecione a Ferramenta de Brush e Faça um retângulo do lado de uma das partes do chão

OBS:Se Quiser usar uma textura diferente da do chão pode usar o critério é seu

http://img293.imageshack.us/img293/5879/parededomapayd4.jpg Parede


Vamos levanta-la entao[se achar que ta pequena]

Selecione a parede e vá até a tela side
Depois vá e aumente a altura de sua parede

http://img395.imageshack.us/img395/4174/mapacomparedesax2.jpg Ficando Assim


Agora que tau adiciona um Vidro inquebrável no centro do Mapa!!

Clique em Procurar para procurar uma textura e em Filtro
Digita:glass
Escolha qualquer textura começada com glass
Feito isso Selecione a Ferramenta de Brush e crie um Brush no centro do Mapa

Agora selecione o Vidro e clique no Botão Para Entidade no Canto Direito da Tela
em Classe selecione:func_wall
Depois clique em Render Mode e selecione:Texture
e Por último clique em FX Ammount e escolhe um número de 0 a 255
0=Vidro totalmente Transparente
255=Vidro Sólido
E Feche

Agora Digamos que você quer colocar umas armas no châo tipo mapa fy

Selecione a Ferramenta:Entyti Tool
Acima da Ferramenta de Brush

E Va la no canto direito em Objetos
e Selecione Armoury Entity
e clique aonde você quer que fique a arma e depois de enter

Depois de Feito Isso selecione a Entidade que seria a arma que você acabou de fazer
clique com o botão direito do mouse e va em Propriedades
Depois disso clique em item e selecione a arma que você quer que fique no chao
Depois é soh fechar e pronto sua arma ja vai estar la no local desejado
Agora vamos botar onde os players vao nascer
Com a mesma Ferramenta selecione info_player_start e selecione na area top o local e de onde o ct vai nascer e depois para o tr é só selecionar info_player_deathmatch

E por utimo vamos fazer o céu

Selecione a Textura SKY
Depois Selecione a Ferramenta de Brush e faça um Brush do tamanho do chão de seu mapa e de ENTER
na area side com o seu céu selecionado boto ele no topo para ele ficar em cima e assim seu céu esta feito

Agora que meu mapa ja esta pronto vou transforma-lo em bsp

Baixe o Arquivo zhlt253-17,

crie uma pasta dentro da pasta Valve Hammer Editor com o nome de
ZHLT/e jogue os arquivos baixados na pasta

agora quando é soh seguir os passos abaixo que você ira conseguir tranformar em bsp

Aperte F9 e salve seu mapa com o nome desejado
e Salve depois abrira uma tela e deixe as configurações assim
http://img228.imageshack.us/img228/7643/compilandoze9.jpg Mapa


Depois clique em Modo Expert
e Deixe as Configurações Assim
http://img261.imageshack.us/img261/3941/imagemna2.png Modo Expert


clique em Compilar e o Hammer vai criar o bsp na pasta maps de seu cs

Pronto!!

Aqui vai como fazer escadas e outros...

Como fazer um Botao (para acender luz, abrir portas, etc.)

Crie um brush pro botao
Pinte com qualquer textura que comece com "+". Na verdade, voce pode usar qualquer textura, mas estas tem um estado ligado/desligado.
Selecione o brush do botao
Clique no botao ToEntity ()
Selecione o tipo func_button e sete os key/values:
- Target = Nome da entidade que voce vai ligar
- Delay before reset = Segundos para estar ativo novamente depois de ser apertado
- Sounds = O som que faz quando voce aperta

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Como criar uma fonte de luz:

Crie uma nova entidade light e posicione na fonte da luz
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Brightness = Selecione a cor da luz
- Appearance = Tipo da luz (normal, strobo, picando, fogo, etc.)

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Como fazer um interruptor para acender/apagar esta luz:

Selecione a luz, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = light1 (ou um nome qualquer que voce queira dar para a luz)
- Flag Initially Dark = Ligue se voce quiser que a luz comece apagada.
Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o em qualquer lugar
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = light1 (ou o nome que voce deu para a luz)

--------------------------------------------------------------------------------

Como fazer uma grade:

Crie um brush usando qualquer textura que comece com "{" (as partes azuis ficarao transparentes) e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_wall e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Solid
- FX Ammount = 255

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Como fazer uma escada:

Crie um brush fino de 2 pontos para a escada seguindo o Como fazer uma grade
transforme o brush da escada em func_wall em Render Monde como solid e em Fx amount
255
Crie um outro brush de 2 pontos na face que sera "subivel" com a textura AAATRIGGER e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_ladder

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Como fazer uma porta normal (de casa):

Crie o brush da porta
Crie um brush usando a textura ORIGIN com metade do tamanho da porta e posicione o seu centro exatamente onde vai ser o centro de rotacao da porta (onde seriam as dobradicas)
Selecione estes 2 brushes
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_door_rotating e sete os seguintes key/values:
- Name = porta1 (ou o nome que voce quer dar a porta)
- Angle = 90
- Delay before close = 2 (tempo ate a porta se fechar sozinha. -1 fica aberta)
- Move sound = Selecione o som da porta se abrindo
- Stop sound = Selecione o som da porta parando

Para abrir a porta quando voce toca nela:

Crie um brush usando a textura AAATRIGGER rodeando a porta. Nao precisa pegar a porta inteira, eh so para delimitar uma area onde, se voce passar por ela, a porta se abre.
Selecione este brush
Clique no botao ToEntity ()
Selecione trigger_multiple e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)


Para abrir a porta quando voce aperta um botao:[/b]

Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)


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Como fazer Agua:

Agua no Half-Life eh um brush que voce pode nadar dentro, portanto...
Crie o brush da agua usando qualquer textura que comece com ! (Estas texturas tem um efeito que parece agua se movendo).
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_water e sete os seguintes key/values:
- FX Ammount = um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (visibilidade 0)

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Como adicionar um som ambiente:

Crie uma nova entidade ambient_generic e posicione no local de onde o som vai sair
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- WAV Name = ambience/filename.wav (arquivo do som, veja os sons disponiveis dentro do diretorio sound dos arquivos PAKs do jogo. Na pagina de ferramentas tem varios visualizadores de PAK)
- Volume = um numero entre 0 (baixo) e 10 (alto)
- Flag Start Silent = Ligue para que comece silencioso. Voce vai ter que liga-lo com um botao depois
- Flag Play Everywhere = Ligue para que seja ouvido mapa inteiro
- Flag Small Radius = Ligue para que seja ouvido num raio pequeno
- Flag Medium Radius = Ligue para que seja ouvido num raio medio
- Flag Large Radius = Ligue para que seja ouvido num raio grande


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Como fazer efeitos de faisca:

Crie uma nova entidade env_spark e posicione-a no centro de onde vai sair a faisca
é isso ai! Voce ja tem faisca la, com som e tudo!

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Como disparar varias coisas numa sequencia:

Digamos... voce quer acender as luzes, tocar uma sirene e abrir algumas portas quando aperta um botao, certo? A solucao é usar a entidade multi_manager
Primeiro crie a luz (com o flag Initially Dark ligado), as portas e o som de sirene (com o flag Start Silent ligado) e de nomes a todos eles
Crie o botao que vai acionar tudo isso seguindo o Como fazer um botao e posicione onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = multi1 (ou o nome que voce quer dar ao seu multi_manager)
Crie uma nova entidade multi_manager e posicione em qualquer lugar (no importa onde)
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = multi1 (ou o nome que voce deu queira dar a ela)
Ainda na janela de propriedades, desligue o botao SmartEdit:
Adicione key/values clicando no botao add, onde key vai ser o nome de uma entidade e value o numero de segundos que ela sera acionada apos o botao ser pressionado e o multi_manager acionado
Confuso? Veja estes exemplos, adicione:
- key = light1 (nome da luz), value = 0
- key = siren1 (nome da sirene), value = 0
- key = porta1 (nome da 1a porta), value = 1
- key = porta2 (nome da 2a porta), value = 2
- key = porta3 (nome da 3a porta), value = 3
Quando voce aperta o botao, ele aciona o multi1. Imediatamente ele vai disparar:
- light1 e siren1 imediatamente (0 segundos).
- Depois de 1 segundo, abre a porta1 (1 segundo depois de multi1 ser ativado)
- Depois de mais 1 segundo, abre a porta2 (2 segundos depois de multi1 ser ativado)
- Depois outro 1 segundo, abre a porta3 (3 segundos depois de multi1 ser ativado)
Anexos
Valve_Hammer_Editor_3.4_BR_.zip
(2.62 MiB) Transferido 74 vezes
zhlt253-17.zip
(149.27 KiB) Transferido 75 vezes
 
po , responsaa ;9 me ajudou pacaz aki . VLW brother ;-) mas podia posta um videoo plx ?!
 
 
Ficou bom mais naum tenho paciencia pra criar naum hsaushsa e nem criatividade