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[ Tutorial ] Half Life Sound Selector - HLSS

Introdução

O Half Life Sound Selector (HLSS) é um programa escrito por Disk2. Ele permite que jogadores executem arquivos de audio de extensão *.wav através do Sistema de Comunicação por Voz de jogos que tenham o Engine Half Life 1 e Source.

Segue abaixo um tutorial sobre como executar o HLSS apropriadamente em jogos com Engine Source.

Índice

1º Passo – Configurando o jogo
2º Passo – Configurando o HLSS
3º Passo – Determinando a tecla Play/Stop
4º Passo – Convertendo os sons
5º Passo – Normalizando os volumes
6º Passo – Adicionando sons ao HLSS
7º Passo – Usando o HLSS no jogo


Créditos

Este tutorial foi quase totalmente baseado no tutorial existentes no site HLSS.US – Página de suporte ao HLSS (em inglês)

Programas necessários

- Half Life Sound Selector 3.00
- dBpowerAMP Music Converter 11.5
- GoldWave 5.20

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1º Passo – Configurando o jogo

Encontre a pasta cfg dentro de uma das subpastas do jogo. Exemplo:
X:\neto\Saved Games\Left 4 Dead 2\left4dead2\cfg

Uma vez que você esteja na pasta correta, encontre o arquivo
autoexec.cfg.

Se você NÃO POSSUI este arquivo, faça o download dele [clicando aqui e coloque-o nesta pasta.
Se você POSSUI este arquivo, clique com o botão direito nele e selecione Abrir com > Notepad, e adicione as seguintes linhas no arquivo:

alias hlss-START "voice_inputfromfile 1;voice_loopback 1; +voicerecord; alias ToggleWAV hlss-STOP"
alias hlss-STOP "voice_inputfromfile 0;voice_loopback 0; -voicerecord; alias ToggleWAV hlss-START"
alias ToggleWAV "hlss-START"
voice_fadeouttime 0
echo "The HLSS script has loaded correctly"
echo "Tap DELETE once after selecting your sound to play it"
echo "Tap DELETE again to stop playing it"
echo "If you need help please visit us at HLSS.US"


Salve o arquivo e feche-o.

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2º Passo – Configurando o HLSS

Abra o HLSS e acesse o menu File > Options. Agora clique em Browse na janela que aparecer e localize a pasta principal do jogo. Exemplo:
X:\XsabatoX\Saved Games\Left 4 Dead 2\

Uma vez que a pasta tenha sido selecionada, clique em Ok e então em Ok mais uma vez para fechar a janela Options.

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3º Passo – Determinando a tecla Play/Stop

Inicie seu jogo e abra o Console e digite a seguinte linha de comando:
bind del "ToggleWav"


Esta linha de comando configura qual botão vai iniciar e parar os sons do HLSS (neste caso o Delete). Entretanto, qualquer tecla pode ser configurada, desde que NÃO entre em conflito com uma tecla programada anteriormente dentro do menu Options > Keyboard do jogo. Aperte a tecla escolhida uma vez para iniciar o som e aperte novamente para parar o som.
 
4º Passo – Convertendo os sons

Agora que você já configurou o seu HLSS para rodar com o seu jogo, você precisa de arquivos de som na extensão correta (*.wav) e no formato correto.
Esta é uma parte delicada e essencial para o bom funcionamento do HLSS, então leia com bastante atenção e faça os procedimentos EXATAMENTE como descritos. Qualquer erro poderá levar à: a) um som com qualidade ruim; b) o som não tocar; c) o jogo travar ou dar crash.

Abra o dBpowerAMP. Ele perguntará qual(is) arquivo(s) de música você quer converter. Localize o(s) arquivo(s) (*.mp3 ou *.wav vão funcionar) e clique em Open.

Imagem

Na próxima janela, determine o formato do som do arquivo (o formato abaixo é valido para jogos com Engine Source):
Wave > 16 Bit > 11025 Hz > 1 ‘Mono

Imagem
O resto das configurações são opcionais, elas permitem que você escolha onde salvar os arquivos convertidos, se os arquivos originais podem ser deletados etc. Você pode ajustar estas opções de acordo com a sua preferência.

Agora, clique em Convert. Levará alguns momentos para converter seus arquivos *.wav. Após este processo, você possuirá arquivos corretamente convertidos.
Imagem
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5º Passo – Normalizando os volumes

Vários sons possuem o volume ou os graves altos demais para tocar com qualidade via microfone e precisam ser normalizados. Para isso Abra o GoldWavee clique no botão Open. Encontre o arquivo *.wav e abra-o. Você verá algumas linhas verdes e vermelhas tocando o topo do gráfico (oscilograma) e você precisa que elas fiquem menores (som mais baixo), no mínimo até que não toquem no topo do gráfico e algumas vezes ainda menores para que o som não saia distorcido nem alto demais nos autofalantes ou fones de ouvido de todos do servidor (inclusive o seu).

No menu principal, clique em Effect > Filter > Equalizer. Na janela que se abre, você verá uma barra que se parece com esta:
Imagem

Mova o botão para a esquerda para diminuir os graves e o volume. Você pode ouvir uma prévia de como o som vai ficar clicando nos ícones Play e Stop. Não é necessário reduzir demais, pois você pode acabar não ouvindo mais o som.

Uma vez que você tenha terminado, clique em Ok e o programa normalizará o som. Você vai perceber que as linhas diminuíram de tamanho. Agora clique em File > Save para salvar o seu som e ele estará pronto para ser adicionado à sua lista de sons do HLSS.
 
6º Passo – Adicionando sons ao HLSS

Abra o HLSS e clique em Sounds > Add ou no símbolo Imagem . Uma janela aparecerá perguntando qual arquivo *.wav você deseja adicionar. Escolha um e então defina um atalho para ele clicando no campo Shortcut e pressionando uma tecla.

Sugere-se As Teclas de F6 a F12, pois normalmente não são utilizadas no jogo, evitando problemas de conflito.
Imagem

Agora, só é preciso ativar o HLSS. Para ativá-lo, clique em Actions > Activate ou no símbolo Imagem . Se você quiser adicionar mais arquivos *.wav no futuro ou mudar as configurações você precisa desativá-lo antes, clicando em Actions > Deactivate ou no símbolo Imagem .

Se você quiser salvar a lista de sons, clique em File > Save as
e salve-a como nomedalista.hls. Você pode definir listas diferentes para cada grupo de sons que você possuir. Exemplo:
Silviosantos.hls
Mundocanibal.hls
Gilbrother.hls


Para alternar entre elas, desative a lista, clique em File > Open
e selecione anova lista desejada.

É importante lembrar que estas teclas não fazem o som tocar, apenas selecionam o som. Para tocá-lo, pressione a tecla que foi configurada previamente (neste exemplo, o Delete).


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7º Passo – Usando o HLSS no jogo

Abra o HLSS, ative-o e em seguida inicie o seu jogo e abra o Console. Procure pela seguinte mensagem:

The HLSS script has loaded correctly
Tap DELETE once after selecting your sound to play it
Tap DELETE again to stop playing it
If you need help please visit us at HLSS.US



Isso significa que o HLSS iniciou corretamente.

Uma vez dentro do jogo (já em uma partida), pressione a tecla de atalho para um de seus *.wav. Na imagem abaixo você pode ver que após pressionar a tecla de atalho uma pequena barra preta aparece por alguns instantes no canto superior da tela, informando qual *.wav foi selecionado. Isso significa que o *.wav está pronto para ser tocado. Caso você não veja a barra preta, entre no menu principal do jogo Options > Video > Display Mode e selecione Windowed (no border).

Imagem

Se você configurou tudo corretamente, você será capaz de pressionar o botão Play/Stop e escutar o som tocando.
 
Considerações sobre uso e como previnir abuso do HLSS

"Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades". - Ben Parker

O objetivo de se usar este programa é poder se divertir com o uso de alguns sons, sejam eles falas, comandos de voz ou trechos de música dentro do contexto da partida do jogo. Entretanto, tenha em mente que o canal de comunicação de voz chega a todos os jogadores e nem todo mundo pode concordar ou gostar da brincadeira. Use este programa com discernimento e moderação de modo a garantir que todos possam desfrutar de bons momentos ao disputar uma partida do seu jogo favorito.

Em tempo, infelizmente é sabido que nem todas as pessoas usam da cortesia e educação ao jogar jogos multiplayer, o que torna o HLSS um programa que pode estragar uma boa partida. Para estes casos os administradores ou hosts de servidores, dedicados ou não, podem se proteger através de algumas maneiras.


a) Emudecendo jogadores manualmente

Abra o console e digite:
voice_show_mute

Encontre o apelido da pessoa que você deseja emudecer e memorize a ID dela, então digite:
voice_mute IDdoJogador

Para permitir voz novamente, digite:
voice_unmute IDdoJogador


b) Bloqueio via Script Anti-HLSS no servidor (Necessita ser testado)

Instale um script no seu servidor que bloqueia o HLSS. Mais informações em http://addons.eventscripts.com/addons/view/hlss

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Problemas e Dúvidas

Em caso de problemas e dúvidas:

1) RELEIA o tutorial atentamente e REFAÇA seus passos cuidadosamente.

2) RELEIA o tutorial com MAIS ATENÇÃO AINDA, REFAÇA seus passos mais uma vez.

3) Se ainda tiver problemas, visite a página de [Perguntas Mais Frequentes (FAQ) do site HLSS.US (em inglês).

4) Se ainda assim tiver problemas, visite o fórum do site HLSS.US (em inglês). Se não souber inglês Translate Do google pode ajudar muito!

5) Se mesmo assim, apesar de tudo isso você ainda tiver problemas (o que é MUITO improvável), poste sua dúvida aqui explicando detalhadamente o seu problema.
 
esse concerteza mereçe um up!

UPZÃUM!
 
deu problema aqui.. qnd eu aperto o delete.. nao sai nada.. e se eu falar no mic.. eu me ouço... qnd ta ativado..