•  
     

[TUTORIAL] Gravar suas demos para vídeo com HLAE

Introdução: Isso funciona apenas com CS steam (existe outra forma de realizar com CS non- steam, mas isso não vem ao caso neste tutorial).

Para podermos iniciarmos, primeiramente faça o download do HLAE, Clique aqui. Se você ainda não sabe, HLAE é o programa usado para converter suas demos para vídeo da melhor forma, frequentemente usado naqueles vídeos profissionais de Counter Strike.

Abra o HLAE para configurarmos e deixarmos as opções legais para o vídeo sair em boa qualidade. Depois de abrir o programa, vá em File>Launch, Clique em Browse e selecione o seguinte diretório:

"C:\Arquivos de programas\Steam\steamapps\sua steam\counter-strike\hl.exe"

Ou seja, selecione o arquivo "HL.EXE" que existe dentro da pasta do seu Counter Strike, assim como mostra a imagem abaixo, para você poder entender melhor:

Imagem

Agora, na parte da resolução, deixe 1280x720, que no caso é a resolução padrão para que seus vídeos fiquem em uma boa qualidade (HD) High Definition. Você pode alterar este valor, aumentando ou diminuindo a resolução, bom, isso fica ao seu critério.
Bom, você pode deixar essa aba configurada como está a imagem abaixo, depois basta clicar em "Launch" para concluir, que o programa fará automaticamente a abertura do seu Counter Strike.

Imagem

Após iniciar o Counter Strike com o HLAE, para começar, digite no console "viewdemo NOMEDADEMO", por exemplo "viewdemo csproject", assim como mostra a imagem abaixo.

Imagem

Depois disso, sua demo se exibirá normalmente, assim sendo, você vá no seu Desktop e crie uma pasta com o nome que preferir, por exemplo "minha demo", mas isso fica ao seu critério. Criando a pasta, você terá de copiar o endereço dela, por exemplo "C:\Users\Davi\Desktop\minhademo".

Agora vá no console, e digite o seguinte comando:
mirv_movie_filename "Aqui coloque o endereço da sua pasta e arquivo"

Exemplo:
mirv_movie_filename "C:\Users\Davi\Desktop\minhademo\NOME_DO_ARQUIVO"

Porque criei essa pasta, e porquê digitei esse comando no console? Bom, a pasta que você criou é onde ficará salvo as imagens que o HLAE fará para sua demo. Pois o programa salvará sua demo em vídeo em forma de imagens (Frames). As imagens ficarão no formato ".TGA".
A opção "Nome do arquivo" você NÃO DEVE esquecer de colocar, pois isso fica ao seu critério, se você não colocar qualquer nome ali, as imagens ficarão totalmente desorganizadas, e ainda se amontarão no seu Desktop. Portanto, não se esqueça de colocar o seguinte comando com o "nome do arquivo":
"mirv_movie_filename "C:\Users\Davi\Desktop\minhademo\NOME_DO_ARQUIVO".

Imagem

Aqui segue alguns comandos para colocar no seu console (opcional) para que melhore alguns detalhes no jogo, para sua demo ficar um pouquinho mais sofisticada.

hideradar (Oculta o radar)
hud_saytext (Oculta o say/chat)
cl_lw 0 (Para sua faca ficar na mão esquerda, e arma na direita)
cl_rightrand 1 (Arma na mão direita)
cl_rightrand 0 (Arma na mão esquerda)
voice_enable 0 (Remove a voz de quem está falando no microfone)
mirv_movie_export_sound 1 (Quando você gravar, exporta o som do jogo juntamente ao vídeo)

Existem vários outros comandos, mas não irei citar aqui, pois são muitos.

Com sua demo em execução, digite os seguintes comandos no console:

bind f9 "mirv_recordmovie_start"
bind f10 "mirv_recordmovie_stop"

Isso fará com que, na hora da jogada, você pressione F9 para iniciar a gravação, e F10 para finalizar. Ao concluir a gravação da sua jogada, veja que na pasta que você criou no Desktop está cheia de imagens em ".TGA", são vários frames.

A parte da gravação da sua demo com o HLAE já está explicada no tutorial, agora... a parte de exportar para o programa Sony Vegas, você verá neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=HK3LceSjuQw

Espero que este tutorial tenha ajudado você no desenvolvimento de vídeos de CS, sei que parece difícil no começo, mas depois você pega o jeito do HLAE e do Sony Vegas.

A cópia desde tutorial é livre, desde que ponha os créditos do Autor: Davi Marques