•  
     

Golpe na Internet, fique atento!

Golpe na Internet, fique atento!


Ontem, segundo divulgou o site de notícias tecnológicas IDG Now!, cibercriminosos lançaram na Internet uma enorme quantidade de e-mails usando o nome do site de vendas Mercado Livre. com o título “Debito Pendente”, a mensagem dizia que se tratava de um “último aviso” sobre a compra de um aparelho celular, acusando a falta de pagamento. Golpistas pediam também para o usuário abrir um arquivo em PDF com a suposta fatura, com ameaça de levar o nome do “comprador” ao SPC/Serasa.

Eduardo Lopes, diretor comercial da Nodes Tecnologia, empresa que detectou a ameaça, afirma que este tipo de falso e-mail, com o suposto PDF, na verdade direciona à abertura de um arquivo executável contendo um Cavalo de Troia, criado para coletar informações financeiras do usuário. “Nunca se deve acreditar neste tipo de mensagem e orientamos que o comprador entre em contato com a loja ou site onde fez a compra para verificar a veracidade do comunicado. Caso o e-mail possua algum telefone de contato, ele deve ser desconsiderado imediatamente”, explica.

Esse tipo de golpe, conhecido por phishing, é muito comum na web, e um dos principais vetores de infecção dos micros. Na dúvida, nunca clique em um e-mail com link se não tiver certeza da procedência, e use sempre a versão mais atualizada do navegador e um programa de segurança.

Essa é uma prática bastante comum na grande rede e é preciso sempre lembrar de alguns conselhos úteis:

1. Atenção aos e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como “Você está sendo traído”; “Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “Confira: fotos picantes”. Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo;

2. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados;

3. Evite acessar site estratégicos, como páginas de bancos (internet banking), se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan houses e outros computadores que são compartilhados com outras pessoas;

4. Troque periodicamente a senha utilizada;

5. Não abra qualquer arquivo anexado sem ter certeza da procedência;

6. Evite compartilhar informações relevantes como dados pessoais, número de documentos, contas bancárias e senhas pela internet. Só o faça quando realmente for imprescindível. As vezes é melhor passar as informações por telefone ou SMs.

A GVT, em parceria com o CDI, faz um trabalho contínuo de orientação para o uso responsável da internet, com dicas sobre como se proteger melhor na rede e navegar com segurança (www.internetresponsavel.com.br).

Equipe CDI

http://www.postdobem.com.br/