•  
     

Garoto de 20 anos morre de trombose após jogar por 12 horas seguidas

O pai do garoto britânico Chris Staniforth, de apenas 20 anos, que morreu por causa de uma trombose venosa profunda depois de ficar 12 horas seguidas jogando videogame, está fazendo uma campanha para que as pessoas usem esse tipo de aparelho de modo consciente.

A trombose é causada pela coagulação do sangue nos vasos sanguíneos do corpo. O coágulo (trombo) pode se soltar e circular pela corrente sanguínea e se alojar em um vaso estreito do pulmão, por exemplo, bloqueando o fluxo de sangue, o que pode levar à morte.

Esse problema pode acontecer se a pessoa fica muito tempo imóvel. David, o pai do garoto, diz que Chris pode ter sofrido de trombose depois de ficar muito tempo jogando videogame – o jovem chegava a ficar mais de 12 horas jogando o Xbox 360, da Microsoft.

David disse à BBC que não vê problemas nos videogames em si, mas quer que as pessoas sejam alertadas sobre os riscos de ficar parado jogando.

– Depois da minha pesquisa, eu vi que não havia diferença entre o Chris ficar sentado à mesa jogando o Xbox ou alguém que passa por um voo muito longo. Ficar sentado é muito perigoso e o Chris amava passar as noites jogando.

Em nota, a Microsoft, que fabrica o Xbox 360, diz que recomenda que “os jogadores parem periodicamente de jogar para se exercitar e para outras atividades”.