•  
     

Gaddafi é enterrado em local secreto na libia !

TRÍPOLI (Reuters) - Muammar Gaddafi e seu filho Mo'tassim foram enterrados em um local secreto no deserto nesta terça-feira, cinco dias depois de o líder deposto da Líbia ter sido capturado, morto e colocado em exposição pública.

"Ele (Gaddafi) acabou de ser enterrado agora no deserto ao lado do filho," disse o comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdel Majid Mlegta, à Reuters por telefone.

O clérigo de Gaddafi, Khaled Tantoush, que foi capturado com ele, rezou pelos corpos em decomposição antes de eles serem retirados do local onde foram expostos ao público e serem levados por dois homens do CNT para o enterro, afirmou ele.

O CNT causou perplexidade a muitos observadores externos por deixar os corpos de Gaddafi e de Mo'tassim expostos na câmara refrigerada de um mercado de Misrata até que a decomposição obrigasse as autoridades a fecharem as portas ao público na segunda-feira.

Sob pressão dos aliados ocidentais, o CNT prometeu na segunda-feira investigar a forma como Gaddafi e seu filho foram mortos. Gravações feitas com celulares mostram ambos vivos depois de serem capturados, na semana passada.

O ex-líder líbio aparece sendo humilhado e agredido antes de ser baleado, embora funcionários do CNT tenham inicialmente dito que ele foi atingido em um tiroteio.

A saga deixou os aliados ocidentais da liderança interina da Líbia preocupados com as perspectivas para o Estado de direito e um governo estável na era pós-Gaddafi.

"Eu ri quando o vi sendo espancado como merecia. E ri de novo agora que sei que ele está na terra," disse o estudante Emani Zaid, de 20 anos, de Trípoli. "Se os homens que o enterraram são de fato líbios livres, eles podem guardar o segredo (sobre o túmulo dele)."