•  
     

Fukushima terá eletricidade neste final de semana

OSAKA, Japão — A eletricidade será restabelecida neste sábado nos reatores 1, 2, 5 e 6 da central nuclear de Fukushima, e voltará aos reatores 3 e 4 no domingo, informou a Agência Japonesa de Energia Atômica.
"Nossa previsão é restabelecer a eletricidade neste sábado nos reatores 1 e 2, e também no 5 e 6", declarou um responsável da Agência.
"A eletricidade nos reatores 3 e 4 deve ser restabelecida no domingo".
A Tokyo Electric Power (TEPCO), operadora da central nuclear, já havia informado o restabelecimento do fornecimento de energia na entrada do complexo, uma etapa importante para reativar as bombas dos sistemas de refrigeração dos seis reatores de Fukushima 1.
"Já conseguimos restabelecer a eletricidade em parte das instalações. Vamos tratar de conectá-la ao reactor 2, que é o menos danificado", o que permitirá testar a ligação, disse um porta-voz da TEPCO.
A volta da eletricidade deve permitir o funcionamento das bombas d'água que refrigeram os reatores, onde as barras de combustível nuclear descobertas podem causar uma catástrofe radioativa.
O sistema de refrigeração em Fukushima entrou em colapso no dia 11 de março passado, quando um tsunami paralisou o fornecimento geral de energia e as bombas auxiliares movidas a diesel.