•  
     

Fotografias que mudaram o mundo

A famosa foto onde aparece o rosto de Che Guevara com a boina negra olhando ao longe, tirada em 1960, quando Guevara tinha 31 anos.

Imagem


Omayra Sanchez foi uma menina vítima de um vulcão na Colômbia, em 1985. Omayra passou seus 3 últimos dias presa aos corpos dos próprios pais. Sendo impossível ajudá-la, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a rodeavam.

Imagem


Em 8 de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali encontrava-se Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele. Qualquer um que vê essa fotografia, mesmo que menos sensível, poderá ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana na guerra, especialmente para as crianças. Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com 2 filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.

Imagem


"O coronel assassinou o preso, mas e eu, assassinei o coronel com minha câmera?" - Palavras de Eddie Adams, fotógrafo de guerra, autor desta foto que mostra o assassinato, em 1 de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong. Adams, correspondente em 13 guerras, obteve por esta fotografia um prêmio Pulitzer; mas ficou tão emocionalmente tocado com ela que converteu-se em fotógrafo paisagístico.

Imagem

Durante a guerra contra a invasão soviética no Paquistão, em 1985, Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos. Chamando atenção ao seu expressivo rosto de olhos verdes.

Imagem

Esta bela foto, de 1950, é considerada como a mais vendida da história. A fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que tratava-se de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.





Imagem


Um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira em 1945, em frente a Time Square. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se.


Imagem


Um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante uma revolta em 1989 na China. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs se a duas linhas de tanques que tentavam avançar.


Imagem

Fotografia tirada durante os atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem pode-se ver um homem atirando-se de uma das torres

Imagem



Soldados e aldeões cavam sepulturas para as vítimas de um grande terremoto em 2002 no Irã enquanto um menino segura as calças do pai antes dele ser enterrado.


Imagem

fonte:coringa infeliz