•  
     

Exército atuará como "força de paz" no Complexo do Alemão

O Exército atuará como "força de paz" no Complexo do Alemão, ocupado desde no domingo em uma grande operação policial e militar, disse nesta quinta-feira o comandante Enzo Peri.

As funções dos militares no Rio de Janeiro serão "parecidas" às realizadas pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), liderada pelo Brasil.

"Nós já fizemos ações policiais, mas deste tipo e com esta magnitude, é a primeira", afirmou o comandante do Exército a jornalistas, durante uma visita à favela.

Peri explicou que o Exército realizará "tarefas policiais", mas o Ministério da Defesa e as autoridades do Rio ainda precisam decidir as atribuições específicas e as dimensões das unidades militares que serão utilizadas.

A missão da "força de paz" ainda não tem prazo para começar e corresponde a uma "segunda fase" das operações na favela, na qual o objetivo principal é controlar o território e confiscar as armas e drogas que os narcotraficantes deixaram para trás.

O Complexo do Alemão faz parte de um conjunto de favelas onde vivem cerca de 400 mil pessoas e que foi tomado no fim de semana passado pela Polícia e por tanques do Exército, em uma operação de grandes dimensões contra um grupo de traficantes que se escondeu na região.

As forças controlaram o bairro sem resistência, já que a maioria dos narcotraficantes fugiram antes, aparentemente por galerias pluviais.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... lemao.html