•  
     

Estudantes desenvolvem supercomputadores de baixo consumo para competição

Um evento que irá acontecer em novembro na cidade de Nova Orleans reúne estudantes para desenvolverem supercomputadores de baixo consumo de energia.

O evento é chamado de Conferência Internacional sobre Computação, Redes, Armazenamento e Análises de Alto Rendimento (SC10). Serão conferências, mesas redondas para discussões e apresentações de produtos.

A Competição Estudantil de Clústeres conta com grupos de seis estudantes que possuem o objetivo de construir um cluster de computadores a partir de componentes comerciais. A única restrição é que o produto não ultrapasse 26 ampères de consumo, o que seria o equivalente à energia gasta por três cafeteiras elétricas.

O projeto é feito pelos estudantes antes da conferência com o auxílio de um mentor da instituição onde estudam e também dos fabricantes de hardware. Os supercomputadores devem ser capazes de executar aplicativos selecionados pela própria conferência e mostrar resultados satisfatórios e precisos pelo maior número de vezes consecutivas. Tudo isso sem ultrapassar o limite de consumo de energia.

Fonte: www.olhardigital.uol.com.br