•  
     

Efeitos de Texto de Poeira [Photoshop]

este tutorial, veja como fazer texto de poeira, você pode usar para imitar areia, açúcar etc.

Crie um novo documento no modo de cor RGB, com as dimensões desejadas.

Com a ferramenta horiztext Texto de Poeira Horizontal Type (T) adicione o texto que quiser. Você pode escolher qualquer tipo de fonte, desde que sejam espessas o suficiente para o efeito se vísivel.
Imagem
Imagem

001xa Texto de Poeira 002n Texto de Poeira

Ajuste a ferramenta move Texto de Poeira Move Tool (V) com as configurações abaixo para mover layers de texto facilmente:

Imagem

toolb Texto de Poeira

Depois de ajustar o tamanho do texto, crie um novo layer em Layer > New Layer, clique Ok. Na paleta de layers, SHIFT+clique o layer de texto e o layer vazio, depois tecle CTRL+E para uni-los em um só.

Ainda nesta paleta, mude o Modo de mesclagem (Blending mode) do layer restante para Dissolve. Veja como a paleta ficou:

Imagem

pal2 Texto de Poeira

Agora vá em Filter > Blur > Gaussian Blur e escolha um valor observando a dispersão no resultado final. Depende das dimensões do seu projeto, no exemplo, em um arquivo de 250×250, o valor de 8 é suficiente:

Imagem

gaussian Texto de Poeira

O resultado é algo como o mostrado abaixo. Isso acontece porque o modo de mesclagem Dissolve edita ou pinta cada pixel de modo a substituir variações de gama ou transparência por valores exatos. Isso faz com que algo esfumaçado como o texto acima, fique com o efeito de pontilhado.

Agora temos que fixar este modo de mesclagem em um layer definitivo, porque tudo o que for pintado neste layer ficará com este aspecto simplificado.

Imagem

003 5 Texto de Poeira

Na paleta Layers, clique no layer no modo Dissolve e então crie um novo em Layer > New Layer, clique Ok. SHIFT+Clique o layer em modo Dissolve e tecle CTRL+E para uni-los.

Agora você novamente está com apenas um layer no modo Normal.

Continuando, devemos suavizar o aspecto dos pontos, então vá em em Filter > Blur > Gaussian Blur e escolha um valor observando a suavização no resultado final. Depende das dimensões do seu projeto, no exemplo, em um arquivo de 250×250, o valor de 1 é suficiente:

Imagem

gaussian2 Texto de Poeira

Como vamos fazer um efeito que lembra açúcar, adicione um fundo colorido para facilitar a visualização no projeto. Você pode adicionar um layer de gradiente ou cor plana em Layer > New Fill Layer .

Imagem
Imagem

004 9 Texto de Poeira ft1x Texto de Poeira

Para o efeito final, só precisamos adicionar Layer Effects. Clique no Layer com o texto e vá em Layer > Layer Style e escolha Drop Shadow… configure como mostrado:

Imagem

drop Texto de Poeira

Em seguida marque Bevel and Emboss do lado esquerdo da janela, configure como mostrado:

Imagem

bevel Texto de Poeira

Marque o sub-item Texture :

Imagem

texture Texto de Poeira

Por fim, Color Overlay ou Gradient Overlay :

Imagem

color Texto de Poeira

E este é o resultado, antes e depois:

Imagem
Imagem

ft1 Texto de Poeira ft2b Texto de Poeira

Você pode precisar alterar os valores em Bevel and Emboss como Size, além de escolher outras texturas ou alterar seu tamanho em Texture.

Imagem

final1 Texto de Poeira
 
legal, bem real
 
vlw ;D
 
amanha vo posta us mais doidos
 
legal curti
 
vlw ;D