•  
     

'Discurso' confirma favoritismo - Oscar

Meia-noite e meia. Rubens Ewald Filho, que comenta a 83ª cerimônia de entrega do Oscar para a TNT, evoca uma lenda urbana quando A Rede Social, de David Fincher, recebe seu terceiro prêmio, o de montagem. "Há uma lenda que diz que quem ganha melhor montagem ganha também melhor filme." Ela não se concretizou. O Discurso do Rei, que já recebera os prêmios de direção (para Tom Hooper), roteiro original e melhor ator (para Colin Firth), encerrou a noite recebendo a estatueta de melhor filme. Foi o grande vencedor do Oscar de 2011, para os melhores de 2010.
Imagem
Confirmou-se o favoritismo do filme, da mesma forma que o de Natalie Portman, na categoria de melhor atriz, por Cisne Negro. Foi o único Oscar do filme de Darren Aronofsky, definido por sua estrela como "um visionário". Em matéria de agradecimento, Tom Hooper foi muito simpático - agradeceu ao seu elenco, claro, e O Discurso não seria o mesmo sem Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. A surpresa foi ver o diretor responsabilizar sua mãe pelo sucesso. Foi ela quem, assistindo a uma leitura dramática, descobriu o personagem e exortou o filho a fazer um filme sobre ele. Que lição se pode tirar disso? "Ouça sua mãe", disse o próprio Hooper.

A festa havia começado sob o signo da família. Quando os apresentadores James Franco e Anne Hathaway a iniciaram, a avó dele e a mãe dela levantaram-se na plateia do Kodak Theatre para lançar recados aos rebentos famosos. "Olhe a postura, Anne." O público quase veio abaixo quando Anne retrucou - "Não acredito, mãe, que você esteja me criticando..." A cerimônia foi longa, mas não arrastada. Teve momentos ótimos - as letras satíricas sobre as imagens dos indicados para melhor canção; a homenagem a Lena Horne, saudada por Halle Berry (lindíssima) como uma pioneira que abriu caminho para os negros em Hollywood

_________________________________________________________________________________
Oscar 2011: a premiação
Imagem
O diretor Tom Hooper e a equipe de 'O Discurso do Rei' recebem o prêmio de melhor filme do ano.


FONTE: Estadão