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Dicas Rápidas (Série Criando Mapas de CS 1.6)

Este é um guia simples de várias mini explicações do que se pode fazer no valve hammer editor, mas não são abordadas totalmente as possibilidades de cada item. é apenas o básico para funcionar.

Atenção: Conhecimento básico do hammer é necessário! Se você nunca mexeu com o hammer, leia tutoriais completos, pois esses são apenas dicas de como chegar no resultado.

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Como fazer um mapa simples ao ar livre:

Abra um novo mapa no hammer
Crie uma caixa oca
Selecione a textura SKY e pinte o brush do teto com ela
Crie uma entidade info_player_start e posicione no meio da caixa. Este é o lugar onde o jogador vai comecar.
Crie uma entidade light_environment e posicione em qualquer lugar dentro da caixa. Este vai ser o "sol"
Selecione o light_environment, de Alt+Enter (propriedades) e sete os key/values:
- Brightness = Selecione a cor da luz
- Angle = Selecione a direcao da luz
- Pitch = Numero entre -90 (sol de meio-dia) e 0 (sol no horizonte). -30 seria fim de tarde, sacou?
Agora basta compilar!

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Como mudar o céu:

Abra o menu Map -> Map propriedades
Escreva no campo cl_skyname o nome do ceu que voce quer.

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Como fazer um Botao (para acender luz, abrir portas, etc.)

Crie um brush pro botao
Pinte com qualquer textura que comece com "+". Na verdade, voce pode usar qualquer textura, mas estas tem um estado ligado/desligado.
Selecione o brush do botao
Clique no botao ToEntity ()
Selecione o tipo func_button e sete os key/values:
- Target = Nome da entidade que voce vai ligar
- Delay before reset = Segundos para estar ativo novamente depois de ser apertado
- Sounds = O som que faz quando voce aperta

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Como criar uma fonte de luz:

Crie uma nova entidade light e posicione na fonte da luz
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Brightness = Selecione a cor da luz
- Appearance = Tipo da luz (normal, strobo, picando, fogo, etc.)

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Como fazer um interruptor para acender/apagar esta luz:

Selecione a luz, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = light1 (ou um nome qualquer que voce queira dar para a luz)
- Flag Initially Dark = Ligue se voce quiser que a luz comece apagada.
Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o em qualquer lugar
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = light1 (ou o nome que voce deu para a luz)

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Como fazer um vidro inquebravel:

Crie um brush para o vidro e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_wall e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Texture
- FX Ammount = Um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (solido)

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Como fazer um vidro quebravel:

Crie um brush para o vidro e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_breakable e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Texture
- FX Ammount = Um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (solido)
- Strength = a resistencia do vidro (1 quebra na primeira batida)

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Como fazer uma grade:

Crie um brush usando qualquer textura que comece com "{" (as partes azuis ficarao transparentes) e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_wall e sete os seguintes key/values:
- Render mode = Solid
- FX Ammount = 255

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Como fazer uma escada:

Crie um brush fino de 2 pontos para a escada seguindo o Como fazer uma grade
Crie um outro brush de 2 pontos na face que sera "subivel" com a textura AAATRIGGER e selecione-o
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_ladder

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Como fazer uma porta normal (de casa):

Crie o brush da porta
Crie um brush usando a textura ORIGIN com metade do tamanho da porta e posicione o seu centro exatamente onde vai ser o centro de rotacao da porta (onde seriam as dobradicas)
Selecione estes 2 brushes
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_door_rotating e sete os seguintes key/values:
- Name = porta1 (ou o nome que voce quer dar a porta)
- Angle = 90
- Delay before close = 2 (tempo ate a porta se fechar sozinha. -1 fica aberta)
- Move sound = Selecione o som da porta se abrindo
- Stop sound = Selecione o som da porta parando

Para abrir a porta quando voce toca nela:

Crie um brush usando a textura AAATRIGGER rodeando a porta. Nao precisa pegar a porta inteira, eh so para delimitar uma area onde, se voce passar por ela, a porta se abre.
Selecione este brush
Clique no botao ToEntity ()
Selecione trigger_multiple e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)

Para abrir a porta quando voce aperta um botao:

Crie um botao seguindo o Como fazer um botao e posicione-o onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = porta1 (ou o nome que voce deu a porta)


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Como fazer Agua:

Agua no Half-Life eh um brush que voce pode nadar dentro, portanto...
Crie o brush da agua usando qualquer textura que comece com ! (Estas texturas tem um efeito que parece agua se movendo).
Clique no botao ToEntity ()
Selecione func_water e sete os seguintes key/values:
- FX Ammount = um numero entre 0 (totalmente transparente) and 255 (visibilidade 0)

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Como adicionar um som ambiente:

Crie uma nova entidade ambient_generic e posicione no local de onde o som vai sair
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- WAV Name = ambience/filename.wav (arquivo do som, veja os sons disponiveis dentro do diretorio sound dos arquivos PAKs do jogo. Na pagina de ferramentas tem varios visualizadores de PAK)
- Volume = um numero entre 0 (baixo) e 10 (alto)
- Flag Start Silent = Ligue para que comece silencioso. Voce vai ter que liga-lo com um botao depois
- Flag Play Everywhere = Ligue para que seja ouvido mapa inteiro
- Flag Small Radius = Ligue para que seja ouvido num raio pequeno
- Flag Medium Radius = Ligue para que seja ouvido num raio medio
- Flag Large Radius = Ligue para que seja ouvido num raio grande


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Como fazer efeitos de faisca:

Crie uma nova entidade env_spark e posicione-a no centro de onde vai sair a faisca
é isso ai! Voce ja tem faisca la, com som e tudo!

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Como disparar varias coisas numa sequencia:

Digamos... voce quer acender as luzes, tocar uma sirene e abrir algumas portas quando aperta um botao, certo? A solucao é usar a entidade multi_manager
Primeiro crie a luz (com o flag Initially Dark ligado), as portas e o som de sirene (com o flag Start Silent ligado) e de nomes a todos eles
Crie o botao que vai acionar tudo isso seguindo o Como fazer um botao e posicione onde voce quiser
Selecione o botao, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Target = multi1 (ou o nome que voce quer dar ao seu multi_manager)
Crie uma nova entidade multi_manager e posicione em qualquer lugar (no importa onde)
Selecione-a, tecle Alt+Enter (propriedades) e sete os seguintes key/values:
- Name = multi1 (ou o nome que voce deu queira dar a ela)
Ainda na janela de propriedades, desligue o botao SmartEdit:
Adicione key/values clicando no botao add, onde key vai ser o nome de uma entidade e value o numero de segundos que ela sera acionada apos o botao ser pressionado e o multi_manager acionado
Confuso? Veja estes exemplos, adicione:
- key = light1 (nome da luz), value = 0
- key = siren1 (nome da sirene), value = 0
- key = porta1 (nome da 1a porta), value = 1
- key = porta2 (nome da 2a porta), value = 2
- key = porta3 (nome da 3a porta), value = 3
Quando voce aperta o botao, ele aciona o multi1. Imediatamente ele vai disparar:
- light1 e siren1 imediatamente (0 segundos).
- Depois de 1 segundo, abre a porta1 (1 segundo depois de multi1 ser ativado)
- Depois de mais 1 segundo, abre a porta2 (2 segundos depois de multi1 ser ativado)
- Depois outro 1 segundo, abre a porta3 (3 segundos depois de multi1 ser ativado)

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Fonte : PCPROJECT

Bom é isso ai, qualquer dúvida pergunte no tópico.
 
TUturial otimo paulos . vlw , c0ncerteza ira ajuda aqueles que criam mapas !
 
Muuito Bom paulin !
 
Valeu. rsrsrs
Mas tipo nem foi um tutorial rsrs , foi apenas dicas mesmo.
 
otimo tutorial ;)
 
Não consigo faze uma porta! ¬¬
 
Depois faço um tutorial detalhado com imagens de como fazer varios tipos de portas. Isso quando der um tempo. rsrsrs
 
eitá agenda lotada ...
aushaiush
ja penso sua vida sem internet?
Teria bem mais tempo para as coisas naturais.. ou seja verdadeiras..
Bjos
 
rsrsrs. eu acho isso algo natural e verdadeira. Estou aqui pq eu gosto muito. Claro que isso pega um tempo de outras coisas que eu poderia estar fazendo. Mas eu gosto de ajudar outras pessoas com tutoriais e etc.

Mas acaba q eu encaixo os horarios. Pra uma partida de Futebol com a galera , Cinema , Curso , Familia , Amigos e etc.

O Curso q eu estou fazendo é de informatica , já tenho 1 diploma. Optei por está profissão pq eu gosto de mexer no computador. Desmontar , Montar, Configurar , Formatar e Etc. Alias eu tenho uma personalidade que gosta de concertar , arrumar e inventar coisas. rsrsrs...
 
é eu falo de você mais não saio da internet...
Sim Paulos talves isso seja seu ganha pão ..
;*