•  
     

[XBOX] Dica de Jogo - F1 2010 - "Be the driver, live the life"

Imagem

Imagem

Produtora: Codemasters
Desenvolvedora: Codemasters Studios Birmingham
Distribuidora (Brasil): Warner Bros. Games
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC
Lançamento: 22/set (EUA), 24/set (Europa), 14/out (Brasil)

Imagem

twitter: @Formula1game

facebook: formula1game

F1 2010 vem sendo desenvolvido desde o dia que a Codemasters adquiriu a licença da Fórmula 1 que pertencia à Sony. Está nas mãos do estúdio de Birmingham a difícil tarefa de fazer a categoria voltar a se popularizar nos videogames após as falhas tentativas do SCE Studio Liverpool.

A idéia é ir além do que é esperado em um jogo de corrida - "be the driver, live the life" (seja o piloto, viva a vida) é o lema que dita a direção da produção de F1 2010. Espere aqui algo muito mais profundo do que foi visto na primeira investida da Codemasters neste esporte, o F1 2009 desenvolvido pela Sumo Digital para o PSP-Wii não chega perto do grau de envolvimento presente aqui.



F1 2010 terá versões somente para as plataformas de ponta, Xbox 360, PlayStation 3 e Windows.

Imagem

Antigo Swordfish Studios, o estúdio de Birmingham da Codemasters tem em seu currículo jogos como Hostile Waters, Cold Winter e 50 Cent: Blood On The Sand, jogos que nada tem a ver com Fórmula 1. Com alguns reforços eles recebem a tarefa no lugar do Racing Studios, e vão além ao introduzir clima dinâmico e uma experiência fora das pistas. A troca de estúdio visa diferenciar o jogo de Dirt e Grid, visto a grande diferença entre os veículos e categorias. Os reforços da equipe ocupam os cargos principais.

Paul Jeal é o Senior Producer e trabalhou no teste de qualidade de Grand Prix III, incorporou o estúdio após participar do desenvolvimento de Dirt 2 no Racing Studios.

Stephen Hood ( twitter: @T4RG4) é o Chief Game Designer e foi senior designer do Formula One 2001 lançado no PlayStation 2 pela Sony.

Ex-piloto de testes da Brawn GP (encarregado de desenvolver o simulador da equipe) e ex-piloto da Minardi e Super Aguri, Anthony Davidson ( twitter: @antdavidson) é o consultor técnico do jogo e visita o estúdio semanalmente para acompanhar o andamento da produção.

Andy Gray ( twitter: @AndyGray_) é o gerente de comunicação e o cara que você verá respondendo em nome da equipe nas entrevistas durante os eventos promocionais.

Imagem

Um jogo de corrida precisa ter um carro em que você consiga pilotar, que seja compreensível, que tenha um comportamento previsível. Logo a primeira pergunta da maioria das pessoas é se o jogo terá um estilo que exija conhecimentos profundos ou se qualquer jogador pode pegar o jeito sem muitas dificuldades.

Entre os dois modelos, embora a Codemasters afirme que haverá opções de personalização e escolha de dificuldade, não espere que o jogo esteja no nível de "profissionalismo" de rFactor e semelhantes do PC. O desenvolvimento do jogo foi direcionado seguindo a idéia de que é muito mais fácil tornar um jogo "simulador" mais amigável para os jogadores iniciantes do que tentar tornar um jogo "arcade" em algo que agrade os fãs mais detalhistas. Mudanças foram feitas na engine Ego para criar uma jogabilidade nova.

Mas ainda assim, como um jogo de público amplo e nome forte, não espere um grande simulador.

O jogo terá todos os 19 circuitos desta temporada - a etapa na Coréia do Sul é inédita, e os impressionantes circuitos de Abu Dhabi e Cingapura com corridas em horário noturno também estão inclusos. E todas as 12 equipes incluindo as três novatas (Virgin, Hispania e Lotus) e as renovadas Mercedes (antiga Brawn GP), Renault e Sauber.

Imagem
Imagem

O sistema de clima dinâmico apimenta as coisas e faz você ter que aprender uma nova linha de condução nas pistas, o que inclui a formação do trilho seco pela passagem dos carros. Prepare-se também para os pit-stops, o seu engenheiro lhe informará das possibilidades de chuva e cabe a você escolher se quer trocar de pneu ou não. Em locais como Spa-Francorchamps e São Paulo as chuvas serão mais freqüentes, enquanto no Bahrein estará quase sempre ensolarado.

Neste jogo tudo se passará pela perspectiva do piloto. Isso quer dizer que você não vai ganhar de 2 a 3 segundos fazendo ajustes no carro, o foco está na pilotagem. E que os pit stops não terão minigames de apertar botões. O seu papel aqui é só dirigir.

Imagem

Falando em pit stops, há vários modos de interação dentro do pitlane de acordo com o modo de dificuldade. Infelizmente eles não atendem aos que estão acostumados com os simuladores de PC, mas há um motivo compreensível.

No modo mais simples o carro é controlado automaticamente ao cruzar a linha da entrada do pit-lane. No mais complexo você deve reduzir a velocidade manualmente e acionar o limitador. Por causa dos jogadores bagunceiros não será possível dirigir o carro dentro do pit-lane, mas você deverá tomar cuidado ao chegar na frente da sua garagem, parando o carro na posição certa sem atropelar o mecânico com o "pirulito". Erros como este aumentarão consideravelmente o seu tempo de parada.

O regulamento da Fórmula 1 atual obriga o uso de dois tipos de pneus diferentes (caso não haja chuva) - o jogo só obrigará a troca em corridas acima de 20% de duração.

Abastecimento de combustível não está presente nesta temporada, os carros largam obrigatoriamente de tanque cheio (o que deve dar uma boa diferença no controle do carro em relação ao final da corrida com tanque vazio).

Imagem

Uma das vantagens de ter o jogo lançado depois do início da temporada é que a Codemasters pode moldar a inteligência artificial dos pilotos ao seu estilo de condução, assim como as performances das equipes. Um exemplo dado é que Felipe Massa deverá sofrer mais na chuva, mas tem boa performance no circuito Istanbul Park (onde venceu em 2006, 2007 e 2008). A diferença de estilo entre Kamui Kobayashi, que arriscou tudo nas duas corridas em que teve chance de mostrar o que pode fazer, e o aprendizado calmo e lento de Jaime Alguersuari também devem estar no jogo. É algo que já existia no jogo Forza Motorsport (Xbox 360), mas deverá ser ainda mais interessante em um jogo de Fórmula 1.

O que pode desapontar alguns é a falta de alguns mimos, como o safety car e a volta de apresentação. A Codemasters afirma não ter encontrado uma solução para implementar tais recursos de forma adequada, sendo itens considerados para a edição do ano que vem. O multiplayer em split screen (tela dividida) também não está incluso, por limitações da engine Ego. A cereja do bolo para alguns, a cerimônia do pódio foi deixada de lado para dar lugar aos features mais interativos, como as coletivas de imprensa.

Imagem

Viver a vida de piloto é o principal diferencial desse jogo de Fórmula 1 em relação aos anteriores. A novidade promete um modo carreira único, certamente algo influenciado pelas transmissões da BBC que fazem o mundo da Fórmula 1 ficar mais intimo dos espectadores. Certamente é uma evolução do que vimos em GRID e DiRT, você cria um piloto, escolhe um nome, uma nacionalidade e um dos capacetes pré-disponíveis. Tudo será visto em primeira pessoa, para realmente passar a sensação de que é você que está lá.

Imagem

A reprodução da vida de piloto traz para o jogo as coletivas de imprensa, as entrevistas com a mídia, as garotas do grid e a vida agitada do paddock (sendo possível ver outros pilotos circulando por aí, mecânicos, jornalistas, cinegrafistas). Dependendo da duração que você escolher (você pode optar entre jogar 3, 5 ou 7 temporadas) a sua subida das equipes iniciantes até uma equipe de ponta pode levar bastante tempo.

Imagem

Isso tudo adiciona um elemento de RPG ao jogo, visto que as respostas que você dá aos jornalistas pode influenciar sua carreira, e não somente os seus resultados. Você pode culpar a equipe pelo seu mau desempenho, ou então ser humilde e admitir seus erros.

O seu companheiro de equipe será o seu principal rival na pista, ele possui o mesmo equipamento que você e por isso a competição é direta. Permitir que ele avance na frente no campeonato significa tornar-se segundo piloto do time e até receber atualizações aerodinâmicas com atraso.

Será um modo carreira muito mais imersivo do que aquele sistema de e-mails e notícias de jogos anteriores. Atmosfera é algo que está sendo levado a sério neste jogo.

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

- Não haverá Safety Car (carro de segurança);
- Não haverá volta de aquecimento dos pneus (formation lap);
- Não haverá animação de pódio;
- O duto-f não será implementado de forma com que o jogador controle;
- Há um sistema completo de bandeiras, com exceção da vermelha e que não será possível parar a corrida.
- Terá um sistema de deformação e desgaste dos pneus;
- Estratégia de corrida será um fator importante;
- Haverá comunicação de rádio da equipe;
- Não há ordens de equipe para alterar o resultado, a prática é contra o regulamento da F1. Fernando Alonso terá que continuar chorando aqui.
- Não possuirá narração;

Imagem

Imagem

- Foi implementado um sistema dinâmico de clima, então poderá haver mudanças de clima durante a corrida;
- A superfície da pista muda de acordo com a quantidade de carros que esteve nela e o clima. Durante tempestades poças irão aparecer em certas partes do circuito;
- Há visão de dentro do cockpit, assim como as outras câmeras que são esperadas em um jogo de Fórmula 1, como a visão da câmera de TV.
- Há um sistema de danos completos, que inclui partes soltas pela pista e deformações de acordo com a batida. Alguns objetos da pista podem se mover e quebrar;
- Não haverá falhas mecânicas para o jogador, mas a inteligência artificial pode sofrer delas.
- O efeito do "vácuo" (slipstreaming/drafting) será simulado;
- Há desgaste do motor;
- Você poderá mudar o balanço aerodinâmico e regime de trabalho do motor enquanto corre;
- Haverá um pequeno menu pop-up para escolha do tipo de pneu para a troca no pit stop.

Imagem

Imagem

- Haverá o sistema de flashback e replays;
- A intenção é que todos os volantes sejam suportados, o do Xbox 360 é usado em demonstrações;
- A inteligência artificial será única e de acordo com cada piloto na vida real;
- Oversteer, understeer e wheelspin serão simulados;
- Utiliza o motor gráfico Ego;
- Assistências presentes incluem a linha de direção ideal (driving line), câmbio automático ou manual, assistências de direção e freio.
- Está rodando a 30 fps e 720p;
- Você pode pular para certas partes do circuito para testar o setup;
- Grid girls escaneadas por laser estão no jogo;

Imagem

Exemplos de comunicação do engenheiro pelo rádio:

- "We've fitted a set of scrubbed tyre's you should be able to push a little earlier once they're up to temperature" (nós temos um conjunto de pneus novos, você poderá acelerar mais quando eles estiverem na temperatura certa);
- "Lap times are dropping, looks like track conditions are starting to improve" (os tempos de volta estão diminuindo, parece que as condições da pista estão melhorando);
- "You're losing a lot of time through sector 1" (você está perdendo muito tempo no setor 1);
- "It looks like we might see some light rain this session, just be aware of the conditions and try to pick the best moment to put a lap in" (Parece que teremos chuva fraca nesta sessão, fique ciente das condições e tente escolher o melhor momento para dar a volta rápida);
- "Your brakes are in the optimum temperature zone" (seus freios estão na temperatura ideal);
- "The weather situation seems to be improving slightly, we could take a chance and switch you to inters if you want" (o clima parece estar melhorando um pouco, podemos arriscar e trocar para os intermediários se você quiser);
- "Alonso's out-pacing us, we need to put in some quick laps" (Alonso está mais rápido que nós, precisamos dar algumas voltas rápidas);
- "Looks like one of the McLarens is about to pit, their crew are getting ready" (Parece que algumas das McLarens vai fazer o pit, a equipe deles está se preparando);
- "Waved yellows in sector 3. Yellow flag conditions apply, watch out for debris" (Bandeira amarela no setor 3. Condições de cuidado se aplicam, tome cuidado com os pedaços de carro na pista);
- "Drive through penalty, drive through penalty for overtaking under yellow flag conditions" (Penalidade de passagem pelos boxes, por ultrapassar sob bandeira amarela);
- "You're way out in front, time to think about conserving the engine" (Você está com uma boa vantagem, hora de começar a administrar e conservar o motor);
- "The track seems to be drying out, look for the drying line" (A pista parece estar secando, fique na linha de condução);
- "Great job! G-r-e-a-t job! What a win! Congratulations, 25 points!" (Ótimo trabalho! Que vitória! Parabéns, 25 pontos!).

Imagem
Imagem

Career - Be the Driver, Live the Life

- Você pode escolher entre competir em três, cinco ou sete temporadas;
- Quanto maior for a tempo, mais difícil será. Se você fizer a carreira de sete anos, você começará nas equipes novas como a Virgin e a Hispania;
- Você pode mudar todas as configurações sem restrições durante a temporada, como o nível de dificuldade;
- Na garagem você poderá ajustar o setup do carro, e a estratégia;
- No paddock você será entrevistado por um personagem usando a voz de David Crofts, e haverá uma variedade de respostas para responder as questões. Assim como na coletiva de imprensa (com a voz de Holly Samos). Escolha suas respostas com cuidado, elas poderão afetar sua carreira;
- As perguntas não serão aleatórias, serão a respeito da corrida que acabou de acontecer. Se você tiver se envolvido em um acidente, este será o assunto. Sua resposta pode afetar a inteligência artificial dos outros pilotos. Você pode discutir com a sua equipe;
- Número limitado de pneus para cada grande prêmio;
- É possível pular as sessões;
- 8 motores por ano;
- Quanto melhor seu desempenho, maior será o interesse da mídia;
- O seu carro pode ser atualizado durante a temporada com novas peças;
- O melhor piloto da equipe terá as peças nova primeiro;
- Você terá uma agente;
- Seu engenheiro é sempre o mesmo (voz);
- O engenheiro irá te atualizar com as notícias;
- Os pilotos não mudam de equipe devido a restrição de licença;
- Os números dos carros não irão mudar devido a licença;
- Você será penalizado ao usar o flashback, ganhando menos pontos de experiência;
- Não há testes de pré-temporada;
- Não há como desenhar um capacete;
- Há um sistema de rivalidade, em que você ganha pontos de experiências extra ao vencer seu rival;
- Atualizações não alteram o visual, apenas a performance e física;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras;

Imagem

GP Mode (Single Race, Champ Season, Custom Season)

- Você só pode utilizar os pilotos licenciados nestes modos;
- Você pode escolher duração da corrida, pista e piloto;
- Algumas configurações podem ser ajustadas neste modo;
- Quantidade de pneus limitada por GP;
- É possível pular sessões;
- Você escolhe um motor por sessão;
- Em um campeonato você tem limite de 8 motores;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras.

Imagem

Multiplayer (LAN, Online)

- Você só pode utilizar os pilotos licenciados neste modo;
- Não há modo de tela dividida (split screen), mas há o "party play" no modo de time trial;
- Os modos são limitados até 12 jogadores;
- É possível escolher se os carros terão desempenhos iguais ou seguirão o grid real;
- Você pode optar por ativar ou desativar o sistema de bandeiras;
- A versão de PC utilizará o Games for Windows Live.

Os modos multiplayer incluem:
Pole Position - uma sessão de Q3 onde o jogador com tempo mais rápido vence;
Sprint - uma corrida curta de três voltas com a simulação configurada no mínimo, o grid de largada é aleatório. Vence o primeiro a cruzar a linha de chegada;
Endurance - corrida de sete voltas com desgaste de pneu e alteração das condições da pista, com ao menos um pit stop. Grid de largada decidido aleatoriamente e o vencedor é quem cruzar primeiro a linha de chegada;
Grand Prix - corrida de sete voltas com desgaste de pneu e alteração das condições da pista, com ao menos um pit stop. O grid de largada é decidido em uma sessão de qualificação de 10 minutos, o vencedor é quem cruzar a linha de chegada primeiro;
Custom Grand Prix - modo em que se pode escolher e configurar as opções, pode ser público ou privado.

Imagem
Imagem

Vocês estão considerando mudar a coloração do jogo?

Uma das últimas coisas que faremos é "ajustar" a maneira que o pós processamento e iluminação trabalham juntos. Isso é algo que continua muito "vivo" e não começa antes do final do Alpha. Nós certamente estamos brincando com diferentes efeitos; por causa do tempo relativamente limitado muito deste conteúdo ainda em produção foi solto para o público. Isso é algo bom porque nos permitiu ver a opinião dos fãs hardcores de F1 e o do público geral que esperamos que seja atraído. Finalizando nosso projeto nós seremos capazes de juntar o feedback com nossa visão que tínhamos para o jogo junto com o que aprendemos em Dirt 2 e Grid. O diretor de arte está ciente de todo feedback no fórum até agora e levaremos isso em consideração na finalização do jogo.


O controle do carro com um eixo z central (pivotante) do Grid continua?

Não, o gerente de relações públicas afirma no link acima.

Imagem

Imagem
Imagem

» Developer Diary 1 - First Look «



» Developer Diary 2 - Gameplay (Extended) «



» Developer Diary 3 - Weather (Extended) «


» Developer Diary 4 - Tracks and Cars (Extended) «



» Developer Diary 5 - Live the Life «



Jenson Button em Spa Francorchamps com chuva



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Espero que gostem...

FONTE: http://www.portalxbox.com.br
 
Caracas Muitoo Shoow o jogo ;D


Pena q nao tenho XboX