•  
     

Destaques do UFC 139, Shogun e Wanderlei buscam glória e redenção

Brasileiros fazem as duas principais lutas, contra Dan Henderson e Cung Le. Página do Combate transmite duas preliminares a partir de 19h45m.



Amigos fora do octógono, Maurício Shogun e Wanderlei Silva serão as estrelas do UFC 139, que acontece neste sábado, em San José, nos Estados Unidos. Mas os colegas de treino da academia Chute Boxe estão em situações distintas na carreira. Enquanto Shogun busca uma vitória contra o americano Dan Henderson para voltar a disputar o cinturão dos meio-pesados que já lhe pertenceu, Wanderlei encara o vietnamita Cung Le, de 39 anos, sob os olhares atentos do presidente da entidade, Dana White. Uma derrota, ou mesmo uma atuação pouco convincente, seriam a gota d'água para a demissão do "Cachorro Louco". O canal Combate transmite o torneio na íntegra, a partir de 20h50m (de Brasília).


Imagem
Mauricio Shogun e Dan Henderson mantêm distância na pesagem



Shogun a um passo de voltar a disputar o cinturão


Para Maurício Shogun, a luta contra Dan Henderson - um clássico entre dois dos maiores ídolos do Pride - tem contornos de semifinal de Copa do Mundo. Após a vitória arrasadora contra Forrest Griffin no UFC Rio, o lutador - ex-campeão dos pesos meio-pesados - está muito próximo de voltar a disputar o cinturão da categoria. Segundo o próprio Dana White, caso vença o combate deste sábado, Shogun terá dado um passo importantíssimo para tentar retomar o título perdido para Jon Jones nos UFC 128.


Wanderlei Silva luta sob a ameaça de demissão do UFC

Imagem
Wanderlei acena para o público


- Sou fã de Wanderlei Silva. Gosto dele como pessoa e o respeito muito como lutador. Não quero vê-lo sendo nocauteado uma vez atrás da outra. Mesmo que ele seja um atleta que renda muito para o UFC em visibilidade, eu não quero um dólar que seja vindo do sacrifício de uma grande pessoa como ele. Se Wanderlei mostrar no ringue que pode seguir lutando em alto nível, muito bem. Se for nocauteado ou lutar mal, teremos de sentar e conversar - disse o dirigente.

Para o brasileiro, as lições das últimas lutas - em especial a derrota para Chris Leben - foram assimiladas.

- Errei na última luta. Paguei caro e sofri por isso. Mas aquela derrota me abriu os olhos e agora estou bem preparado para provar no sábado que posso continuar lutando.

Seu adversário, o vietnamita Cung Le, de 39 anos, faz sua estreia no UFC. Com sete vitórias e uma derrota na carreira no MMA, Le é um grande nome do cenário de lutas de San JOsé, na Califórnia. Além de ter tido grande sucesso no Strikeforce, participou de inúmeros filmes de ação. Especialista em muay thai, tem nos chutes fortes e bem colocados sua marca registrada.

- Respeito muito Wanderlei Silva, que é um ícone do MMA, e estou muito feliz por finalmente lutar no UFC. Mas isso não é o bastante para mim. Quero sair do octógono vencedor, e sei que meus chutes serão lembrados por um bom tempo após esta luta - disse Cung Le.

Duelo brasileiro no card preliminar

Além das duas lutas principais do evento, o UFC 139 terá um duelo de brasileiros no card preliminar: os pesos leves Rafael dos Anjos e Gleison Tibau se enfrentam em busca de uma chance na fila de desafiantes do campeão da categoria, o americano Frank Edgar. Tibau vem de duas vitórias seguidas, contra Kurt Pellegrino, por decisão dividida, e Rafaello Oliveira, por submissão. Já Rafael dos Anjos venceu quatro das suas últimas cinco lutas. Sua última derrota foi para o americano Clay Guida, no UFC 117, quando teve a mandíbula fraturada pelo adversário. Seu último rival foi o australiano George Sotiropoulos, vencido por nocaute em menos de um minuto no primeiro round do UFC 132.

Confira o card completo para o UFC 139:

Card principal

Dan Henderson x Mauricio "Shogun" Rua
Cung Le x Wanderlei Silva
Brian Bowles x Urijah Faber
Martin Kampmann x Rick Story
Stephan Bonnar x Kyle Kingsbury

Card preliminar

Ryan Bader x Jason Brilz (com transmissão do SporTV.com)
Michael McDonald x Alex Soto (com transmissão do SporTV.com)
Tom Lawlor x Chris Weidman
Nick Pace x Miguel Angel Torres
Rafael dos Anjos x Gleison Tibau
Seth Baczynski x Matt Brown
Shamar Bailey x Danny Castillo

http://sportv.globo.com/site/eventos/co ... encao.html