•  
     

Curiosidades Sobre o Universo

» Porque as estrelas brilham?

As estrelas são sois que ardem como o nosso e que, como ele, produzem calor e luz. Mas, como estão muito longe, muito mais que o nosso Sol, parecem-nos muito pequenas, como se fossem luzinhas.

» Porque não brilham as estrelas de dia?

Há sempre estrelas no céu, mas não as vemos porque a luz do Sol é mais forte que a delas e as estrelas são menos brilhantes que ele.

» Porque não há Sol de noite?

Porque então seria dia!

A Terra gira à volta dela como um enorme pião. O Sol só ilumina uma parte da Terra de cada vez. Nessa parte é dia, na outra é noite.

» O Sol vê-se de todos os continentes?

Sim. O Sol vê-se de todos os continentes, mas não no mesmo momento. A Terra ao mesmo tempo que gira como um pião, roda também em redor do Sol. Cada continente tem a sua vez de, na devida altura, mergulhar na noite.

» Porque usamos óculos quando está Sol?

Entre os raios que compõem a luz do Sol, os raios ultravioletas são os mais perigosos, pois provocam insolações e poderiam ferir a retina se os vidros coloridos não os impedissem de passar.

» Porque não é a Lua sempre redonda?

Quando se vê a Lua é porque está iluminada pela luz do Sol. Mas às vezes o Sol, conforme o seu no céu apenas ilumina uma parte da Lua. O resto fica na simbra dando a impressão de que a Lua não é redonda.

» Porque não se vê a Lua em certas noites?

Ela está no céu, mas não a vemos quando ela nos mostra a sua parte que está na sombra e não a parte que está iluminada. È também possível que uma cortina de nuvens a esconda da nossa vista ou que só apareça de madrugada.

» Porque anda a Lua ao mesmo tempo que nós?

A Lua não anda ao mesmo tempo que nós, não nos acompanha. Vemo-la sempre quando nos deslocamos, pois ela está muito longe e muito alto e também porque é muito grande.

» Porque são sete os dias da semana?

A Lua gira em torno da Terra mais ou menos vinte e oito dias, e durante esse período de tempo ela apresenta quatro aspectos diferentes: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Dividindo-se vinte e oito por quatro, obtêm-se sete dias… ou uma semana.

» Porque tem o ano doze meses?

É preciso um ano para que a Terra complete a sua rotação à volta do Sol. Durante esse tempo a Lua descreve doze rotações em torno da Terra. O m~es corresponde aproximadamente à duração de cada uma dessas rotações. O calendário foi estabelecido segundo isso.

» Porque há marés?

Quando o Sol ou a Lua estão por cima do mar, atraem a água para eles fazendo-o subir. Mas, como a Terra gira, o mar, quando os astro já não estão por cima dele volta a descer… e a maré fica baixa.

 
Muito bom!
 
ótimo Tópico.