•  
     

Counter Strike: entenda a razão de seu sucesso

Counter-Strike 1.6 foi o maior campeão de downloads do TechTudo. Mas você faz ideia do por quê? O que CS poderia ter de tão atraente para ser baixado quase 3 milhões de vezes durante esse ano? Quais elementos fazem do jogo e da franquia o sucesso que são até hoje? É isso que vamos explicar agora.

A Simplicidade

Algumas pessoas podem discordar desse item à primeira vista (especialmente os veteranos), mas o fato é que a mecânica de Counter-Strike é bastante simples. O que pode ser complexo são as táticas de equipe, mas as regras de jogo são aprendidas em pouco tempo: Se você é do time CT (Counter-Terrorist), deve impedir que o time inimigo dos terroristas leve a bomba C4 até o ponto de detonação no mapa, ou desarmá-la caso eles consigam fazer isso. Se está no time dos terroristas, precisa colocar essa bomba e evitar que os CTs atinjam sem objetivo.
Aprender essas regras leva poucos minutos. As partidas também são mais dinâmicas, e nessa hora o trabalho em equipe faz toda a diferença. Falaremos mais da equipe logo a seguir.
A sensação de sobrevivência
Quando o jogador morre em uma partida de CS, ele precisa esperar o round todo terminar para que volte a jogar de novo. Isso significa que não existe respawn (de acordo com as regras originais do jogo, pois sempre existem os servidores modificados) de jogadores durante as partidas. Com isso, o jogador dá muito mais valor à sua vida “virtual” e tenta ser o mais disciplinado possível para colaborar com o seu time.


Esse é um elemento que muitos amam ou odeiam no CS. O tempo de respawn existente em jogos como Call of Duty, por exemplo, é algo que facilita a jogabilidade e isso não existe no jogo da Valve. Uma baixa no time pode dificultar bastante a vitória, a não ser que os jogadores restantes sejam bastante habilidosos.

A jogabilidade viciante

Apesar de CS ter partidas curtas, elas se repetem por longas horas no decorrer do dia. Isso faz com que o CS seja um jogo viciante. O dinamismo dos combates, aliado ao trabalho e à equipe, fazem com que esse jogo seja bastante jogado por diversos grupos, e assim a comunidade se mantém forte até hoje.
Baixa demanda de hardware
CS 1.6 é um jogo datado, com certeza. Lançado em 2002, ele irá completar 10 anos no mercado em setembro do ano que vem. Por ser um jogo tão antigo, ele roda facilmente em qualquer configuração modesta de PC que temos no mercado hoje em dia, exigindo pouco vídeo, memória RAM, processador e espaço no disco rígido.
As equipes


Por fim, o trabalho em equipe é algo fundamental em CS. Um bom time consegue melhores resultados. E assim como num time de futebol da vida real, os jogadores de CS precisam conhecer bem os integrantes de seu time e quais suas funções em combate. Quanto mais sintonizado os integrantes do time estiverem, mais eficiente serão nas missões. Isso traz, por consequência, uma maior integração dos membros de um time (considerando por exemplo, um clã), amizades mais fortes e assim por diante.
Todos esses fatores certamente contribuíram para que Counter-Strike 1.6 fosse o jogo mais baixado do TechTudo em 2011. E que seu sucesso continue enquanto durar.

Imagem






Fonte: TechTudo
 
I Love C.S (L)