•  
     

Conheça o Google Plus Nova Rede Social do Google.

SE QUISER CONVITE DEIXE SEU EMAIL AQUI, DE PREFERÊNCIA GMAIL.

Este artigo pretende mostrar o funcionamento do Google Plus, a nova rede social lançada pelo Google. Certamente esta rede social estará profundamente atrelada ao Botão Google +1 ou Google Plus One lançado recentemente.

Para quem já trabalha ou participa de alguma rede social, o Google Plus será facilmente compreendido. Pode-se destacar algumas funções nesta nova rede: Google Circles, o Sparks e um recurso chamado de Hangout.

Imagem

Google Plus - A Rede Social do Google
Como criar uma conta no Google+?
Para entrar no Google Plus você deve ser convidado, de forma similar como acontecia no orkut. Atualmente a quantidade de convites está esgotada, porém você pode deixar seu nome e email para ser avisado quando novos convites ao público em geral estiver aberto.

Uma vez dentro, vamos as funcionalidades. A principal delas é chamada de Círculos, ou Circles, e permite a criação de grupos segmentados de forma muito fácil e intuitiva.

Como criar Circles dentro do Google Plus?
Imagine a capacidade de pegar a página inicial do Facebook e separá-la em diversos pedaços, cada um pela sua própria categoria ou thema. No Google Plus existe um fluxo principal de notícias, com grande volume de informação (semelhante ao facebook e orkut) onde as atualizações de seus amigos aparecem, mas a grande inovação está na segmentação de visualização a partir de certos grupos, como Trabalho, Amigos, Família. Esta é a essência do Círculos.

O que o Google fez foi trazer para um programa os círculos de amizades e interesses que as pessoas já possuem na vida real. Você possui amigos do trabalho, amigos do futebol, faculdade, etc. Basta criar um círculo, adicionar pessoas e compartilhar suas novidades.

Na interface inicial, você vê quatro botões: Home, Fotos, Profile e Circles.

Imagem

Como Criar os Circulos
A primeira coisa a se fazer é configurar os Círculos. Clicando na aba, ele mostrará todos os seus contatos do Gmail, sendo listados no topo da tela. Abaixo vários círculos são mostrados. Para adicionar um contato a um círculo, basta arrastálo para dentro do círculo adequado. O mesmo contato pode ser adicionado a vários círculos.

Imagem

Exemplo dos Círculos
Caso adicione uma pessoa ao círculo errado, basta ir até o círculo e arrastá-la devolta ao plano de pessoas, mas caso você arraste várias pessoas você pode ter dificuldade em conseguir retirá-los do circulo. Você pode fazer isto a partir do fluxo de usuarios, passando sobre o nome da pessoa e selecionando add circulos nas caixas apropriadas. Entretanto esta opção não é facilmente localizada na interface de círculos.

Se uma pessoa está em seus contatos, ela pode ser adicionada a um círculo, e esta receberá uma notificação (mas nã0 o círculo a qual ela foi realmente adicionada). Assim como no twitter, você pode seguir pessoas para saber suas notificações, sem que estas tenham que segui-lo tambem. Com a evolução dos círculos, isto pode servir para rastrear os diferentes interesses, como as listas de twitter.

Volte para a tela inicial. Abaixo do perfil você verá as opcões de fluxo(stream). Você pode ver seu fluxo de atualizações inteiro, no estilo do facebook ou pode ve-lo segmentado por assunto em um círculo em particular.

Imagem

Stream no Circles
Há outras duas opções a seguir seus círculos - a de entrada(incoming) e notificações. Clicando em entrada levará para as mensagens que foram enviadas por pessoas de fora de seus círculos. Notificações irá mostrar-lhe quando as pessoas em seus círculos têm comentado sobre algo que você tenha enviado, ou algo que você tenha comentado.

Abaixo dos círculos e notificações, existe o Sparks.

O Spark
Este é um recurso que permite compartilhar conteúdos dentro dos círculos. Uma vez que os círculos estão estabelecidos, este recurso permite alimentar estes grupos com conteúdos relevantes, como músicas, fotos. Funciona como um grande feed (fonte de noticias) de assunto segmentados, que você adiciona a um determinado grupo e está disponível em mais de 40 idiomas. Na versão atual do Plus, o que parece é que as notícias são geradas pelo Google News.

Esta função deverá funcionar de forma parecida ao “curtir” do facebook, mas em seu lugar será usado o botão +1 do proprio Google.

Para definir seus interesses, você poderá marcar dentre várias opcões as que lhe interessam, e o Google criará feeds de notícias para estes interesses. Você pode compartilhar artigos do Sparks com um botão de compartilhamento.

Um serviço que é uma grande dor de cabeça para o Google é o Chat. O chat fez com que usasse-mos cada vez menos o email. Portanto o chat tambem está presente no Google Plus, porém mais elaborado do que no Gmail. No Plus é possível habilitar chat somente para certos grupos, possibilitando que você esteja sempre online para seus familiares e amigos, mas não para conhecidos ou para o grupo trabalho fora do horario comercial.

Postando uma atualização de status no Plus não será como enviar um twit ou no facebook. As mesmas funcões estão disponíveis, como texto, fotos e links, porém ao enviar uma atualização, não significa envia-la a todos os seus circulos. Você tem a opção de envia-la a um ou mais circulos, enviar a todos ou somente a uma pessoa.

Imagem

Enviando Atualizações - Google Plus
Uma característica interessante no fluxo do usuário é que as conversas irão para o topo da alimentação e os comentários subsequentessão serão feitos em um segmento. Este, de acordo com o desenvolvedor do Google Jean-Baptiste Queru, é chamado de “bumping”. Google Buzz tem essa mesma capacidade e também foi uma característica do FriendFeed.

As Fotos no Google Plus
As fotos são auto explicativas. Os usuários podem atualiza-las pelo computador ou telefones e ver as fotos que seus círculos enviaram. Esta é uma funcionalidade muito bem desenvolvida nesta rede social. Com o Android, há uma maneira de fazer upload de qualquer foto que você tirar com o telefone direto para o Plus.

Ao adicionar uma foto, será solicitado a criação de um album. Uma vez criado, é solicitado quais círculos você gostaria de compartilhar com ele. Este é um diferencial importante do facebook, onde toda as fotos adicionadas ao seu perfil são visíveis a todos os seus amigos. Você tambem pode escolher compartilhar o album com apenas uma pessoa, e não com um círculo.

O upload é muito fácil no Plus, tão simples quanto adicionar um anexo ao Gmail. Basta arrastar a foto para a área de transferencia ou clicando no botão de upload e selecionando a fotografia desejada.

Imagem

Enviando Fotografias no Google Plus
Os usuários também podem adicionar fotos, colocando-as em atualizações de status ou por enviá-las através da guia Perfil.

O Perfil
Ao usar qualquer produto do Google, você tem uma conta no Google Profile. Eles são relativamente desconhecidos para a maioria das pessoas na web, pois até o momento não tinham muita utilidade a não ser para o próprio Google.

Agora seu Perfil Google é o centro que gerencia suas experiências no Plus, tudo é construído em cima dele. Há seis guias na página do seu perfil - posts, sobre, fotos, vídeos, +1 e Buzz.

Imagem

Google Profile
A mudança mais significativa em seu Profile está na adição da aba +1. Todas as vezes que você clicar no botão do Google +1, um link será adicionado a sua aba. Esta aba pode ser visível ao público em geral, e outras pessoas podem ver em quais links você votou e gostou.

Hangouts – A Videoconferência do Plus
Este impressionante recurso permitirá que pessoas realizem encontros online com seus círculos por meio de vídeoconferência. Desde sua concepção o projeto Google+ já nasceu com um aplicativo para smartfones com Android que permite envio de fotos, geolocalização e chat.

Imagem

Conferência no Circles - Hangout
Conclusão
O Google Plus tem tudo para se tornar uma grande rede social. Possui uma das maiores empresas de tecnologia e mais inovadoras do mundo promovendo, criando novidades e incentivando seu uso. Vemos muito do Google Waves no Google Plus, e mesmo que o Google Wave não tenha dado certo, talves foi porque ele estava a frente de seu tempo.

Somente o tempo poderá dizer se o Google Plus será o novo Facebook ou se será outro fracasso.

Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais logo abaixo, e não esqueça de votar no +1.

Leia este artigo caso queira saber mais sobre o Botão Google +1

Este artigo foi baseado em estudos de vários artigos, mas teve forte influência de: http://www.readwriteweb.com/archives/ho ... e_plus.php
 
eu ja tenho
Meus convites sao infinitos
'-'
 
que _______ é essa de plus? k
 
Seven Escreveu:eu ja tenho
Meus convites sao infinitos
'-'


Hm, vc compartilha o link?
 
bob; EWQ//* Escreveu:que _______ é essa de plus? k
 
toddy Escreveu:
bob; EWQ//* Escreveu:que _______ é essa de plus? k
 
VolcOOm Escreveu:
toddy Escreveu:
bob; EWQ//* Escreveu:que _______ é essa de plus? k
 
j.vitor Escreveu:
VolcOOm Escreveu:
toddy Escreveu:
bob; EWQ//* Escreveu:que _______ é essa de plus? k


Tah explicado (:
 
ta mais deve ser uma ______ isso ai
 
bob; EWQ//* Escreveu:ta mais deve ser uma ______ isso ai



eu achei bem legal, tah melhorando veey é beta ainda, me lembro que quando orkut começou todos achavam uma ______ e agora é usado em todo o Brasil, tah em testes por isso só entra com convite.