•  

Configurando Valve Hammer Editor ( Para vc criar seus maps ! )

Atenção ! > siga todos os passos do tutorial ! que vc conseguira configurar seu Valve hammer sem poblemas !

1° Passo - Faça o download do ZHLT que é uma versão
aprimorada dos compiladores de mapas do half-life
.

2° Passo - Execute o Hammer e logo que o programa abrir uma tela perguntando se você quer ou não abrir o Help do Hammer para te ajudar a configurar, selecione Não. E abrirá a tela de configuração. Caso nenhuma dessas coisas aconteçam, va em Tools->Options no menu, para abrir a tela de configurações.

3° Passo - Assim que abrir a tela de configurações, vai aparecer assim-

tutoima1.JPG

Eu não considero nenhuma dessas opções importantes nem interessantes quando se esta começando a mapear, eu recomendo deixar como esta, mas mesmo assim, vou dar a descrição de cada um deles.
Use independent window configurations - Não sei.
Load default window positions with maps - Não sei.
Undo levels- Quantas vezes você vai poder desfazer coisas no mapa automaticamente. Exemplo: eu mudei 30 coisas no meu mapa, e o valor do Undo levels ta 20. Se eu quiser desfazer essas coisas eu so poderei desfazer 20 delas automaticamente.
Allow grouping/ungrouping while Ignore Groups is checked - Permiter agupamento e desagrupamento de coisas com a opção Ignore Groups(Ignorar grupos) ativada.
Stretch arches to fit original bounding rectangle - Não sei.

4° Passo - Clique em 2D views, e vai aparece isso-

tutoima2.JPG

Aqui eu recomendo você mudar algumas coisas sim porque isso vai ajudar muito na hora da construção do mapa, aqui vão as descrições.
Crosshair cursor - Não sei.
Default to 15 degree rotations - Rotações de 15 graus como padrão. Quando você quer rotacionar um objeto, você pode rotacionar livremente ou de 15 em 15 graus, eu recomendo deixar essa opção ativada mais mesmo assim você pode alterar com a tecla SHIFT. Exemplo: A opção esta ativada e eu quero usar a rotação livre, eu preciono o SHIFT e rotaciono livremente.
Display scrollbars - Mostrar barras de rolagem. Eu recomendo deixar essa opção ativada, porque as barras ajudam você a navegar pelo mapa, mas se você quiser mais espaço nas janelas, desative.
Draw Vertices - Desenhar vertices. Eu recomendo deixar essa opção ativada, pois ela facilita a percepção de onde começa e termina uma coisa.
White-on-Black color scheme - Branco no Preto na grade. Eu recomendo muto deixar essa opção ativada, se você desativar, vai ficar Preto no Branco e a grade vai ficar muito comfusa.
Keep group when clone-dragging - Quando ativado, mantem os grupos ao clonar as coisas usando o SHIFT e arrastando.
Center on camera after movement in 3D - Depois de mexer na janela 3D, ele centraliza as visões 2D pra onde esta a camera.
Use Visgroup colors for object lines - Usar cores do Visgroup para linhas de objetos. Recomendo deixar ativado. Lembrando que um unico objeto é um grupo tambem.
Arrow keys nudge selected object/vertex - Nãi sei.
Reorient primitives on creation in the active 2D view - Não sei.
Automatic infinite selection in 2D window (no ENTER) - Selecionar automaricamente varias coisas na janela 2D, sem precisar do ENTER. Quando você quer selecionar varias coisas no Hammer, você clica e abre um quadrado que vai ser a area de seleção, com essa opção ativada, você não precisa apertar o enter para comfirmar. Eu recomendo ativar essa opção.
Selection box selects by center handles only - Selecionar os objetos somente pelo X. Recomendo ativar essa opção. Quando você cria uma coisa, ela fica com um X no centro e com essa opção ativada fica melhor para você selecionar uma coisa quando o mapa estiver muito comfuso.
Size - Tamanho da Grade. Eu recomendo você colocar em 16 para ficar mais preciso.
Highlight every 64 units - Destacar cada 64 unidades de grid. Recomendo deixar ativada.
Highlight every X grid lines - Destacar cada 8 linhas da grade. Recomendo deixar ativada com o valor 8.
Hide grid smaller than 4 pixels - Esconder grids menores que 4 unidades. Recomendo deixar ativada.
Highlight every 1024 units - Destacar cada 1024 unidades. Recomendo deixar ativada.
Intensity - Intensidade do brilho da grade. Recomendo você ir mudando e ver como é que te agrada.
Dotted Grid - Deixa em vez de grades varios pontos. Recomendo deixar desativada.

5° Passo - Clique em 3D views, isso deverá aparecer-

tutoima3.JPG

Eu não recomendo mexer em nada, mas como de costume eu vou descrever tudo.
Back clipping plane - Qual é a distancia que você vai poder ver. Se você tiver um computador com bastante memoria, vale a pena aumentar.
Filter textures - Filtar texturas. Deixe ativado.
Use mouselook navigation - Não sei explicar. Mais tarde quando você souber navegar melhor, desative e veja. Até la deixe ativado.
Reverse mouse Y axis - Reverter o eixo Y do mouse. Para que quando você estiver navegando, ele inverte o eixo Y (cima-baixo).Deixe desativado.
Forward speed - Velocidade de movimento. Deixe como esta.
Time to top speed - Tempo ate que a movimentação chega a velocidade maxima. Deixe como esta.
Reverse selection order - Inverte a ordem de selecao(primeiro na frente, ou no fundo), quando clica na visão 3D.

6° Passo - Clique em texture, e...-

tutoima4.JPG

Aqui nao tem nada para descrever, e sim para explicar. Texturas(textures) são tipo as tintas do mapa. Eu recomendo voce colocar somente o halflife.wad que esta na pasta valve do half-life. Essa textura e a basica, tem tudo o que você precisa. E sempre que você adicionar ou remover texturas ai, reinicio o Hammer porque ele carrega as texturas quando e iniciado.

7° Passo - Entre em Game Configurations, e ai vem-

tutoima5.JPG

Aqui é uma das partes mais impotantes da configuração. É aqui onde você coloca e tira os mods. Eu só vou explicar como se configura para o Counter-Strike, pois é o mais usado e mesmo assim sabendo configurar para um vai ser facil configurar para outro.
Configuration - Configuração. Aqui você coloca para qual mod você ta configurando. Clique em Edit e Add, escreva Counter-Strike, de OK, e Close. Pronto, agora você já tem um mod para configurar.
Game Data Files - Esse é o arquivo com as entidades do jogo. Entidades são como se fossem as propriedades de todo o jogo. Vá em Add e na pasta cstrike do Half-Life tem um arquivo chamado halflife-cs.fdg, selecione esse arquivo. Caso você não tenha esse arquivo, pegue-o aqui.
Texture Format - Esse é o formato da textura. Deixe sempre em WAD3 (Half-Life / TFC).
Map type - Tipo do mapa. Deixe sempre em Halflife / TFC
Default PointEntity class - Entidade padrão. Eu recomendo colocar light.
Default SolidEntity class - Entidade de brush padrão. Eu recomendo colocar func_wall.
Game Executable Directory - Pasta onde se encontra o arquivo hl.exe.
Mod Directory - Pasta do Mod. No caso do Counter-Strike é a cstrike.
Game Directory - Pasta do Half-Life. Sempre a pasta valve.
RMF Directory - Pasta onde você vai salvar os mapas. Pode ser qualquer uma.

8° Passo - Por ultimo. Clique em Build Programs. E...

tutoima6.JPG

Coloque tudo como esta acima.

ADICIONANDO VIDEO
OBS: KECHO E NÃO APROVAR EU TIRO O VIDEO.
O-MALA

UP !

PARABENS KECHO OTIMO TOPICO.
VENDO ISSO PENSO (AINDA RESTA ESPERANÇAS)

UP
Como colocar C4 no Valve hammer - http://www.jogosbb.com/viewtopic.php?f=3&t=7050

vlw bom topico!

O-MALA Escreveu:PARABENS KECHO OTIMO TOPICO.
VENDO ISSO PENSO (AINDA RESTA ESPERANÇAS)

Obrigado o-mala
esses tipos de encentivo ke ve da forçar para ajudar o forum !
e pretendo ganhar a steam !

ADD UM VIDEO TAMBEM SE NÃO GOSTAR EU TIRO

O-MALA Escreveu:ADD UM VIDEO TAMBEM SE NÃO GOSTAR EU TIRO

VLW O-mala pode deixar o video ai , ficou mt bom !

Up !

rdn Escreveu:vlw bom topico!

vlw ^^