•  
     

Como utilizar o filtro Reduce Noise para reduzir ruídos em imagens, este filtro está disponível apenas para versões posteriores do Photoshop CS2.

01. No caso deste tutorial a iamgem usada será a que você pode visualizar logo abaixo.

Tutorial  1.JPG


02. Aproximando a imagem é possível ver que existem alguns ruídos de cor, pontos vermelhos, azuis e verdes espalhados pela imagem.

Tutorial  2.JPG


03. Vá em Filter> Noise> Reduce Noise.

Tutorial  3.JPG
Tutorial 3.JPG (35.76 KiB) Visto 662 vezes


04. Na caixa do Filtro Reduce Noise podemos ver o preview da imagem no canto esquerdo (caso a opção preview esteja marcada) e os sliders de ajuste no canto direito, o canto direito é dividido em algumas sessões específicas para cada ajuste que seja necessário.

Os primeiros dois sliders, Strenght e Preserve Details (em verde), são usados para remover ruídos de iluminação, Reduce Color Noise (em amarelo) reduz ruídos de cor, abaixo vem o slider de Sharpen Details que controla o nível de nitidez da imagem, na maioria dos casos costuma ficar em 0% visto que o objetivo do filtro é reduzir ruídos e não aumentar o contraste, no final existe a opção Remove JPEG Artifacts (em azul) que quando marcada reduz (na aparência) a compressão usada por arquivos JPEG.


Tutorial  4.JPG


02. A melhor maneira de começar a usar o Fitro Reduce Noise é jogar todos os sliders para a esquerda (zerando seus valores e desmarcando a opção Remove JPEG Artifact).

Na área de preview da imagem é possível aproximar ou afastar a imagem com os controles de Zoom no rodapé da imagem ou mover a imagem clicando e arrastando sobre a mesma.


Tutorial  5.JPG
Tutorial 5.JPG (89.1 KiB) Visto 662 vezes


03. Como o problema da imagem está em ruídos coloridos o primeiro slider que será usado é o de Color Noise, certifique-se de que a caixa de Preview esteja marcada e mova o slider até que os pequenos pontos coloridos sumam da imagem.

Tutorial  6.JPG
Tutorial 6.JPG (18.09 KiB) Visto 662 vezes


04. Para ver um antes e depois da imagem basta clicar e segurar o botão do mouse dentro da área de preview.

No caso desta imagem apenas um ajuste no slider de Color Noise já resolveu o problema dos ruídos coloridos mas isso dependerá muito doa imagem que você esteja usand.


Tutorial  7.JPG


05. Outro tipo de ruído muito comum é o de iluminação, nesse caso um pouco mais complicado de ser visto.

Tutorial  8.JPG


06. Ao dar um zoom na imagem podemos ver que ela possui um granulado que mescla pontos pretos, brancos e cinzas.

Tutorial  9.JPG


07. Para remover este tipo de ruído são necessários dois pequenos passos, a primeira coisa a se feita é definir todos os valores para 0% na caixa do Filtro Reduce Noise, arraste o slider de Stregth até o máximo de ruído seja eliminado, depois de eliminar o ruído arraste o slider de Preserve Detaisl até conseguir recuperar o máximo de detalhes possíveis na imagem sem que os ruídos apareçam novamente.


Tutorial 10.JPG


08. Caso você não consiga um resultado satisfatório sem perda de detalhes na imagem uma outra saída é clicar na opção Advanced para abrir novas opções de redução de ruído via Channels, para isso basta clicar na opção Advanced e depois na aba Channels.

Tutorial 11.JPG
Tutorial 11.JPG (53.03 KiB) Visto 662 vezes


09. A maioria das imagens está no formato RGB, por isso você terá três Channels para serem trabalhos, Red, Green e Blue, cada canal terá um nível de ruído diferente, uns com mais e outros com menos, o ideal é selecionar o Channel com maior ruído, aplicar a redução de ruído e preservar o Channel mais claro para que os detalhes da imagem não sejam perdidos.

No caso da imagem do exemplo o Channel mais escuro e com maior nível de ruído é o Blue, os valores foram zerados e o slider de Strength foi arrastado (como foi feito anteriormente) até que o ruído fosse eliminado, o slider de Preserve Details foi arrastado até que os detalhes fossem mais ressaltados sem que os ruídos voltassem para a imagem.


Tutorial 12.JPG
Tutorial 12.JPG (75.31 KiB) Visto 662 vezes


10. Depois de trabalhar cada Channel volte para a ba Overall, defina como 0% todos os sliders e depois trabalhe o slider de Strength e Preserve Details para conseguir um resultado mais fino.

Tutorial 13.JPG


11. Para finalizar existe a opção Remove JPEG Artifacts que como o nome diz, serve para remover pequenos ruídos causados pela compressão JPEG, que aumentam a cada vez que um arquivo JPEG é novamente salvo no formato JPEG.
JPEG Artifacts


Tutorial 14.JPG



Obrigado e Valew !!!