•  
     

Como Remover a Mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original”

Introdução
No final de junho de 2006 a Microsoft lançou uma atualização para o Windows chamada “Notificação das Vantagens do Windows Original” ou “Windows Genuine Advantage Notification” ou ainda WGA. Esta atualização faz com que apareça uma mensagem “Esta Cópia do Windows não é Original” tanto na tela de abertura do Windows quanto na barra de ferramentas do Windows, perto do relógio, caso o seu Windows tenha um número de série inválido. Neste tutorial ensinaremos a você como remover esta mensagem e o que fazer para que ela não apareça novamente.

Esta mensagem passa a aparecer depois que você instala em seu micro a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification), o que é normalmente feito de forma automática através do recurso de atualizações automáticas do Windows. Após seu micro ser atualizado com esta atualização, a janela aparece após o micro ser reiniciado.

Em seguida, a janela da Figura 2 aparecerá sempre em que você carregar o seu Windows: “Você pode ter sido vítima de falsificação de software”, obrigando você a clicar em “Solucionar Depois” para conseguir entrar no Windows.


Remover esta mensagem é relativamente fácil, basta baixar e rodar um programinha chamado RemoveWGA.

O problema, no entanto, é que não basta rodar o programa. Se você não modificar a configuração das atualizações automáticas do Windows o sistema irá instalar novamente a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification), fazendo com que esta mensagem volte. Na próxima página mostramos como isso deve ser feito.

Impedindo a Mensagem de Aparecer Novamente

Para impedir que a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification) seja instalada novamente, faça o seguinte.

Clique no ícone Sistema do Painel de Controle e selecione a guia Atualizações Automáticas. Nesta janela mude a configuração das atualizações automáticas para a terceira opção, “Avisar, mas não fazer download nem instalá-las automaticamente”

Agora sempre que o seu Windows precisar ser atualizado, um pequeno ícone de um escudo amarelo será mostrado ao lado do relógio do Windows. Você precisará dar um duplo clique neste ícone sempre em que ele aparecer, para que você possa atualizar o seu Windows. Ou seja, a atualização agora passa a ser manual, com o seu Windows avisando sempre que uma nova atualização está disponível.

Um dia a atualização KB905474 (Windows Genuine Advantage Notification) vai aparecer como sendo necessária ao seu micro. Quando isso ocorrer, desmarque-a, e clique em Fechar.

Em seguida aparecerá uma janela de confirmação, marque a opção “Não me avisar sobre essas atualizações novamente”. Isso fará com que o seu Windows nunca mais te avise sobre a necessidade de se instalar a “Notificação das Vantagens do Windows Original”. Clique em Ok e você estará livre de uma vez por todas das mensagens das vantagens do Windows original.