•  
     

Como organizar seus amigos em listas no Facebook e direcionar atualizações, fotos e outras atividades

No Facebook adicionamos e somos adicionados por, basicamente, todos aqueles que conhecemos. Amigos, familiares, colegas de trabalho, colegas de estudo, conhecidos… Um mar de pessoas com quem, apesar de termos ligações com todas, essas não compartilham da mesma intensidade.

Em outros termos, com amigos próximos temos liberdade diversa da mantida com colegas de trabalho. Contextualizando esse aspecto, fotos da galera bêbada no fim de semana são divertidas para quem é próximo. Já no ambiente de trabalho, pegam mal — no mínimo.

Não é de hoje que o Facebook oferece um recurso muito bacana para categorizar e, então, direcionar conteúdo para grupos distintos. São as listas de amigos, que dão trabalho no começo, mas depois de organizadas, facilitam muito nossa vida social-virtual.


Como criar listas de amigos no Facebook?

Não é difícil, já adianto. Só requer um pouco de atenção e muita paciência, maior na medida da quantidade de amigos que você tem no Facebook.

Para começar, clique no menu “Conta”, no canto superior direito da página, e em seguida em “Editar amigos”.

Imagem


A tela seguinte traz um listão com todos os amigos, por padrão organizados sob a forma de “Interagidos recentemente”, ou seja, aqueles com quem você comentou, “curtiu” ou teve alguma interação na rede.

A organização da tela é bem simples. Veja a screenshot abaixo e, na sequência, confira explicações sobre cada área da página:

Imagem


1. Filtros. A primeira opção retorna a lista de todos os seus amigos (é, na realidade, a página onde você está, a inicial). A seguir, as solicitações de amizades pendentes e, no link “Contatos” com o ícone de um celular, o Facebook filtra os seus contatos que têm cadastrados número de telefone — bastante prático para completar a agenda telefônica :icon_cool:

2. Listas de amigos. E aqui elas estão! As listas de amigos ficam nessa lateral. Falaremos mais delas depois.

3. Amigos não agrupados. Um outro filtro, bastante recente. Ao ser clicado, ele retorna amigos que não estão em lista alguma, recurso muito prático para encontrar as “ovelhas perdidas” da sua lista.

4. Pesquisa. Está em todas as telas dessa área, facilitando a descoberta de amigos específicos.

5. Criar listas. É esse botão o responsável pela criação de listas.

Para criar uma lista, clique no botão “Criar uma lista” (d’oh!). Um popup se expandirá na tela com algumas opções. Duas, na realidade: a primeira, “Digite um nome”, pede justamente o nome que a lista terá. Abaixo, aparecerão os seus amigos, todos eles. Nessa parte o Facebook pede que você escolha quais deles estarão na nova lista.

Imagem


Dá para pesquisar nomes usando a busca, tudo simples e fácil. Clique no nome de cada um que deseja adicionar à lista; eles aparecerão no link “Selecionados (X)”, onde “X” é o número de amigos atual da lista. E não se preocupe caso se esqueça de alguém; dá para acrescentar e remover amigos posteriormente.

Um detalhe curioso é que, além de amigos, dá para adicionar páginas também. Fica a seu critério, embora eu, particularmente, não veja muita utilidade nessa possibilidade…

Imagem


Imediatamente após a criação da lista, ela é aberta e seus membros, exibidos. Na coluna à direita da lista (dessa e de todas as que são selecionadas), o Facebook sugere membros, provavelmente cruzando dados — ou na base do chutômetro, quem sabe

Ao passar o cursor do mouse sobre qualquer amigo que esteja aparecendo no centro, em qualquer tela dessa área de edição de amigos, o link “Editar listas” aparecerá. Pousando o cursor do mouse sobre ele, a(s) lista(s) na(s) qual(is) ele está surgem, num balão (imagem ao lado).

E é essa a forma mais fácil de organizar seus amigos. Crie as listas primeiro, depois vá ao listão de amigos (aqui) e coloque-os em suas respectivas categorias.

Aliás, nas páginas das listas, ao lado do botão “Editar listas” há um “X”. Clique nele para excluir o referente amigo daquela lista. Para excluir a lista inteira, basta rolar a página até o final e clicar no link “Excluir lista?”.

Ok, organizei meus amigos. E agora?

Depois de todo esse trabalho, a recompensa é, basicamente, o poder de segmentar o que você publica facilmente. Ainda falaremos melhor desse assunto num futuro post sobre privacidade no Facebook, mas dá para adiantar alguma coisa.

Praticamente tudo o que você faz no Facebook pode ser filtrado para que apenas determinadas pessoas vejam. No Feed de notícias, quando você começa a escrever uma mensagem, um link, envia uma foto ou um vídeo, aparece o ícone de um cadeado.

O cadeado determina o nível de privacidade do conteúdo a ser publicado. Ele oferece três opções padrões: “Todos”, “Amigos de amigos” e “Somente amigos”, todas auto-explicativas. Ainda há uma quarta, “Personalizar”.

Imagem


Clique em “Personalizar” e um popup se abre, com dois campos, “Tornar visível para” e “Ocultar para”. No primeiro adicionamos quem terá permissão de ver o conteúdo a ser publicado. Note que essa é auto-excludente, ou seja, somente quem estiver ali poderá ver o conteúdo publicado, todos os demais, não. A de baixo é o inverso, ou seja, quem estiver ali não verá o conteúdo, todos os demais, sim.

E é aqui que as listas se apresentam como uma solução rápida e fácil para segmentar conteúdo no Facebook. Ambos os campos recebem nomes de amigos e também de listas. Assim, se você quer publicar as fotos do churrasco de fim de semana no qual estiveram presentes a sua família e todos os seus amigos, basta selecionar a opção “Pessoas específicas…” e colocar os grupos “Família” e “Amigos” no primeiro campo.

Imagem


E, como dito anteriormente, pode-se ainda trabalhar com as “polaridades” dos dois campos. Digamos que aquele primo ________ esteja na lista “Família”, mas ele não foi ao churrasco. Você pode escrever o nome dele no campo “Ocultar para”. Dessa forma, as fotos serão vistas por todos os amigos da lista “Família”, menos o primo chato.

Maravilha, hein? O melhor de tudo é que as listas são privadas, ou seja, seus amigos não sabem em quais estão, sequer que estão numa ou em algumas delas. Portanto, pode criar a lista “Malas sem alça” com os seus amigos malas e eles nem saberão disso

As opções de privacidade do Facebook são complexas, mas toda a engenhosidade delas tem um lado positiva: são extremamente flexíveis. Uma coisa que costumo usar bastante é pedir sugestões de presentes para amigos, namorada e familiares no Facebook. Quando faço isso, basta colocar quem será presenteado no campo “Ocultar para” para que eu possa receber sugestões pelo Facebook sem levantar suspeitas do felizardo.

Dá trabalho organizar as listas de amigos no começo, mas os benefícios compensam. A gama de utilidades que a segmentação de conteúdo oferece é enorme. Evita gafes com colegas de trabalho, problemas com a família, mal entendidos com pessoas próximas, saias-justas com amigos não tão amigos assim. O Facebook não dá muita publicidade a esse recurso, mas ele funciona muito bem e vale a pena ser explorado.

Fonte: Facebook Fácil