•  
     

Colômbia pede que 4,8 mil evacuem após erupção do Nevado del Ruiz

Vulcão expeliu cinzas neste sábado; comunidade indígena mora no entorno.
Erupção do Nevado del Ruiz em 1985 matou 25 mil e feriu 5 mil.
1 comentárioO governo colombiano pediu a evacuação de quase 5 mil pessoas de comunidades próximas ao vulcão Nevado del Ruiz, após uma erupção que expeliu fumaça e cinzas neste sábado (30). Uma erupção do mesmo vulcão em 1985 matou mais de 25 mil de pessoas.

O presidente Juan Manuel Santos disse na sua conta no Twitter que a área ao redor do Nevado del Ruiz, na faixa central da área montanhosa da Colômbia, havia sido colocado em alerta vermelho e que as pessoas devem deixar a área.

Mesmo com a dimuíção da atividade vulcânica, que começou às 17h40 (horário local, 19h40 de Brasília), os serviços de emergência pediram a 4,8 mil habitantes de Caldas e da província vizinha de Tolima que se abrigassem em local seguro, de acordo com Carlos Ivan Marquez, que lidera a equipe de segurança. O vulcão fica a cerca de 180 km a oeste da capital Bogotá.

"É fundamental que as comunidades próximas ao vulcão sigam todas as recomendações de segurança, ou seja, evacuações preventivas e que as pessoas mantenham a calma", disse Marquez.

Comunidades ao redor do vulcão, também conhecido pelo nome indígena Kumanday, geralmente atendem às advertências do governo pois lembram da tragédia de 1985, quando o vulcão entrou em erupção e lama, rochas e lava desabaram sobre a cidade de Armero enquanto os moradores dormiam, matando mais de 25 mil ferindo 5 mil.
 
Control C + Control V failed.

KKKKKK, zueira cara.
O que vale é a intenção!
Obrigado por postar este tipo de conteúdo em nosso fórum!

Abraço.