•  
     

Cientistas descobrem continente perdido no Oceano Índico

Imagem


Cientistas encontraram provas de um continente submerso no Oceano Índico. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Geoscience, o continente “foi separado de Madagascar e fragmentado… por uma série de dorsais oceânicas”, grandes cadeias de montanhas submersas.

O novo continente não se chama Atlantis, no entanto: seu nome é Mauritia.

Há um bilhão de anos, a superfície da Terra estava agrupada em um grande continente chamado Rodínia (ele antecede a Pangeia). Nesse continente, Índia e Madagascar ficavam próximos um do outro. E segundo a investigação da equipe, entre eles ficava o continente Mauritia.

À medida que as placas tectônicas começaram a se mover, o continente recém-descoberto se fragmentou, até se perder no oceano. No entanto, uma pequena parte desse continente pode ter sobrevivido. Os cientistas acreditam que a ilha de Seychelles, no meio do Oceano Índico, possa ser um dos muitos fragmentos de Mauritia que existem até hoje.

A maior parte, no entanto, estaria submersa. Segundo os cientistas, as ilhas Maurício e Mascarenhas “podem ​​se sobrepor a [este] microcontinente pré-cambriano”, localizado a 10 km abaixo da superfície.

Os pesquisadores descobriram o continente depois de encontrarem zircões nas praias de Maurício formados “há 1.970 e 600 milhões de anos”. O zircão é um mineral presente em quase toda a crosta terrestre, e pode ser datado utilizando técnicas modernas – ele consegue sobreviver à erosão e até ao metamorfismo.

Segundo os cientistas, esses minerais foram trazidos para a superfície quando lava subiu pelo oceano, formando uma pluma vulcânica. Eles usavam esta informação junto a reconstrução de placas tectônicas para mapear o antigo continente.


Fonte:
http://www.gizmodo.com.br/cientistas-descobrem-continente-perdido-no-oceano-indico/
 
putz, bem louco né?

mas o mais top seria dar o nome a ele de atlantis mesmo :X

aeoiaeoiohaeiohoaeoae
 
SERA VDD MAN :$