•  
     

Avião do presidente da Costa do Marfim é bloqueado na Suíça

Imagem

O ministério francês das Relações Exteriores confirmou neste domingo que o avião oficial do presidente proclamado da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, está bloqueado no aeroporto de Basileia-Mulhouse.

"As autoridades legítimas da Costa do Marfim nos solicitaram a imobilização do aparelho; isso é precisamente o que fizemos em resposta a este pedido", declarou o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero, confirmando as informações anteriores procedentes da Suíça.

Segundo essas informações, o avião oficial de Gbagbo foi bloqueado no aeroporto onde se encontrava para uma revisão técnica. "Posso confirmar que um avião pertencente à Costa do Marfim está estacionado no aeroporto de Basileia", declarou um porta-voz do Birô Federal da Aviação Civil (OFAC).

O jornal suíço Neue Zürcher Zeitung (NZZ) informou em seu site que o avião do presidente Gbagbo se encontra neste aeroporto explorado conjuntamente pela Suíça e França. O aparelho estava nesse aeroporto para ser inspecioando pela empresa Jet Aviation, especializada na construção e manutenção de aviões particulares, acrescentou a NZZ.

O porta-voz do OFAC também confirmou as informações do jornal segundo as quais o avião foi bloqueado a pedido das autoridades francesas e do adversário de Gbagbo, Alassane Ouattara, presidente eleito e reconhecido pela comunidade internacional.

A Costa do Marfim se encontra numa grave crise política depois das eleições presidenciais de 28 de novembro nas quais Alassane Ouattara foi proclamado vencedor pela Comissão Eleitoral Independente, mas o Conselho Constitucional invalidou estes resultados, certificados pela ONU, e proclamou a vitória do atual presidente, Laurent Gbagbo.


Fonte: Terra