•  

Aspas Simples ou Duplas - PHP

Aspas simples(')

Se você tem um texto comum para imprimir, passar o valor para um variável ou qualquer coisa do tipo, você pode usar aspas simples.

Código: Selecionar todos

a = 'meu texto aqui, ele é puro, 123456...';
echo a; // meu texto aqui, ele é puro, 123456...

A comodidade de usar aspas simples é que, se você têm um texto, que você copiou e nele existem várias aspas duplas("), você não vai precisar escapa-las(barra invertida) para usa-lo.

O problema das aspas simples('), vem da utilização com variáveis.

Aspas duplas(")

Aspas duplas são perfeitas para utilização quando você quer que uma variável represente o valor dela, e não imprima ela em si como texto puro.
Veja:

$fulano = "IRAI";
a = "olá, $fulano, tudo bem?";
echo a; // olá, IRAI, tudo bem?

Veja que foi imprimido o valor da variável $fulano e não há variável em si.

Com aspas simples, o comportamento seria diferente:

$fulano = "IRAI";
a = "olá, $fulano, tudo bem?";
echo a; // olá, $fulano, tudo bem?

Com isso, podemos perceber que, cada tipo de demarcação de string(aspas simples ou duplas) têm suas funções, e você deve adequar ao seu jeito de trabalhar.

Complementando seu post...

Onde está escrito a = ......

Substitua por $a = ... echo $a.....

Faltou exemplo de aspas duplas escapadas...

Caso precise ou deseje usar aspas duplas em uma variável já inicializada com aspas duplas. (codgigo html por exemplo). utilize o caractere de escape do php \ dentro das aspas

$a = "<a href=\"www.google.com\" >$var</a>";

Faltou tb falar mostrar um exemplo de como de como inserir o valor de um propriedade de um objeto em uma var já inicializada com aspas duplas.
Para isso voce precisa envolver a propriedade do objeto em {} dentro.
Supondo que tenhamos um objeto carro que tem o metodo ligar e tb tem a proriedade status (que informar o status do carro ligado ou desligado)

$carro = new Carro();
$carro->ligar();
$status = "Meu carro está {$carro->status}";

echo $status // "Meu carro está ligado";

Espero ter contribuido com algo..

Complementando seu post...

Caso precise ou deseje usar aspas duplas em uma variável já inicializada com aspas duplas. (codgigo html por exemplo). utilize o caractere de escape do php \ dentro das aspas

Faltou tb falar mostrar um exemplo de como de como inserir o valor de um propriedade de um objeto em uma var já inicializada com aspas duplas.
Supondo que tenhamos um objeto carro que tem o metodo ligar e tb tem a proriedade status (que informar o status do carro ligado ou desligado)

$carro = new Carro();
$carro->ligar();

bRuc3 Escreveu:Complementando seu post...

$carro = new Carro();
$carro->ligar();

Agradeço o complemento ^^

tmj.... mas php é muito cheio de possibilidades... poderiamos extender esse assunto pra caramba .. php é muito bacana... eu curto!! :icon_mrgreen: