•  
     

Aprenda um pouco sobre o Mozila Firefox

Veja alguns recursos do firefox nesse ótimo tutorial

Conhecendo o Firefox 1.5

1. O Firefox 1.5 pode ser baixado no site da Mozilla Corporation, braço ‘financeiro’ da Fundação Mozilla (http://www.mozilla.com/). Com versões para Windows, Linux e Mac O
S, o software pode ser baixado em vários idiomas. Para facilitar, este link faz o download direto da versão 1.5 em Português BR para Windows.

2. Após a instalação do Firefox 1.5 (não vou me ater ao procedimento, é extremamente simples – ainda mais em português), o software é aberto automaticamente. A página inicial padrão do Firefox é uma versão especial do Google, que apresenta alguns links para usuários do Firefox, além da evidente busca (estamos falando do Google!).

3. E por falar em busca, o Firefox apresenta uma barra de pesquisa justamente para facilitar a vida de quem faz muitas pesquisas na Internet, localizada na parte direita superior da janela do Firefox. Basta digitar o termo a ser buscado, escolher o mecanismo de busca e ‘teclar ENTER’. Obviamente, você pode adicionar novos mecanismos de busca, clicando em Adicionar. Uma página de ajuda da Fundação Mozilla será aberta (em português) explicando como modificar este menu, adicionando e excluindo mecanismos.

4. Mas, é claro, você não é obrigado a deixar a barra de pesquisas justamente no canto superior direito do Firefox. para isso, o software apresenta uma ótima personalizado da barra de ferramentas. Para tal, acesse o Menu Exibir > barra de ferramentas > Personalizar.

5. As barras de ferramenta estarão completamente livres para que você possa ajeitá-las do jeito que desejar (usando o clique-e-arraste do Windows mesmo). A janela abaixo mostra os botões que podem ser adicionar à barra de ferramentas. Para excluir botões que estiverem sendo exibidos, basta arrastá-los para esta janela. Você também poderá mudar a maneira de exibição dos ícones, através do menu Exibir como, e seu tamanho, marcando a opção Ícones pequenos. Quando terminar, clique em Fechar.

6. Os favoritos do Firefox são bem simples, assim como as outras funções do software. A partir do Menu Favoritos, você poderá acessar sites já adicionados, adicionar novos sites (Adicionar página…) ou conjunto de páginas (Adicionar abas…) – falaremos sobre as abas logo mais – e organizar os favoritos (Organizar…).

7. A organização dos Favoritos do Firefox lembra muito um Windows Explorer com menos funções. A parte esquerda da janela de favoritos mostra como o Menu está hierarquizado. O menu será mostrado da mesma maneira com que a organização das pastas é exibida. Com isso, você pode mover as pastas (menus) para que tenham cesso mais direto, ou sejam submenus (Mover), mudar o nome de pastas e/ou links (Renomear) ou apagar pastas e/ou links (Excluir). Você também pode criar novos menus (Nova Pasta…), adicionar separadores – linhas que ajudam na organização visual dos Favoritos (Novo Separador) e adicionar algum site nos favoritos (Novo Favorito).

8. Durante a explicação dos favoritos, uma das opções exibidas era relacionada as abas. Este recurso permite abrir mais de uma página usando apenas uma janela do Firefox. As páginas são representadas por meio de abas no software. Para abrir uma nova aba, vá no Menu arquivo > Nova aba.

9. Com isso, uma nova barra estará visível, para gerenciar as abas visíveis. As abas são páginas independentes umas das outras. Você pode gerenciar as abas usando o botão de contexto do mouse, e até adicionar todas as abas nos Favoritos de uma vez só (o Firefox permite criar um menu só para as abas adicionadas).

By WestSide
 
West, bom tópico.
Porém faltou a Fonte, isto é primordial no caso de cópias.

Abraço!