•  

Aprenda o que são binds, aliases, cfg, scripts e como faze-los!

Binds: Binds são comandos feitos no console do counter-strike que atribuem uma ou mais funções a uma tecla. Comandos de binds, começam com a tag: bind

Exemplos:

bind "," "cl_righthand 0"
bind "." "cl_righthand 1"

Assim quando você apertar a virgula no counter-strike as armas ficarão na mão esquerda, e que você apertar o ponto as armas ficarão na mão direita.

Aliases: Aliases são comandos feitos no console do counter-strike que criam um comando com uma função. Comandos de aliases, começam com a tag: alias

Exemplo:

alias "compra" "buy"

Assim quando você digitar no console compra o menu de compra será aberto.

Config: Config, não é nada mais do que a sua configuração, seus comandos de sua preferência... Numa config ficam suas rates, sua preferência de crosshair, etc. Apreviado é cfg

Exemplo:

//(HS) PRO (HS)` Cfg

//FPS

cl_showfps 1

//RATE

rate 25000

cl_updaterate 100

cl_cmdrate 101

cl_smooth 0

net_graph 3

cl_lagcomp_errorcheck 1

cl_lagcompensation 1

cl_interpolate 1

sv_unlag 1

cl_interp 0.01

cl_smoothtime 0.01

//Sangue

violence_ablood 1

violence_agibs 1

violence_hblood 1

violence_hgibs 1

//Sensibilidade

zoom_sensitivity_ratio 1.7

sensitivity 4.000000

//Server commands

mp_freezetime 0

mp_startmoney 16000

mp_limitteams 99

mp_fadetoblack 0

mp_autoteambalance 0

//BINDS

bind "PGDN" "rate 25000; cl_updaterate 100; cl_cmdrate 101; cl_smooth 0; net_graph 3; cl_lagcomp_errorcheck 1; cl_lagcompensation 1; cl_interpolate 1; sv_unlag 1; cl_interp 0.01; cl_smoothtime 0.01"

bind "V" "sv_restart 1"

//Buy

bind "UPARROW" "primammo; secammo; defuser; vesthelm; vest; flash; flash; hegren; sgren"

bind "DOWNARROW" "deagle"

bind "LEFTARROW" "ak47; m4a1"

bind "RIGHTARROW" "awp"

//

bind "MWHEELUP" "+duck"

bind "F12" "quit"

echo (HS) PRO (HS)` Cfg loaded

Essa é a minha cfg, minhas configurações de rate de sangue de comandos de servidor, de compra e etc...

Scripts: Scripts são o conjunto de aliases e binds com alguma finalidade, seja ela algo simples como digitar algo ao apertar uma tecla, comprar armas etc.

Exemplo:

//Aliases
alias "up" "primammo; secammo; vesthelm; vest; defuser; flash; flash; hegren; sgren"

alias "down" "deagle"

alias "left" "m4a1; ak47"

alias "right" "awp"

//Binds

bind "UPARROW" "up"

bind "DOWNARROW" "down"

bind "LEFTARROW" "left"

bind "RIGHTARROW" "right"

Esse é o meu script de compra.

Como instalar um Script ou uma config?

Script: Primeiro axe algum script que você goste na internet, copie os seus códigos e cole no bloco de notas. Salve como algum nome .cfg (exemplo: script.cfg) então abre outro bloco de notas e escreva nele:

exec script

Salve-o como "userconfig.cfg" (sem as aspas) e cole-o na pasta que fica em: C/Arquivos de Programas/Steam/Steamapps/Sua conta Steam/counter-strike/cstrike

Config: Para instalar uma config, basta copiar da internet a config que você gostar, ou então criar a sua (espere mais um pouco amigo, que aprenderemos como criar uma) então cole os códigos no arquivo "userconfig.cfg" (sem as aspas) e salve. Se você não tiver esse arquivo na pasta cstrike, crio como é ensinado acima.

Agora é a hora meu amigo, vamos aprender a criar scripts e configs finalmente :D

Criando Configs:

É bem simples, sugiro que para sua primeira config que você copie a de alguém (pode ser a minha xD), e edite os valores ao seu gosto, sua sensibilidade, crosshair que você usa, cfgs de rate, altere tudo que você sentir necessidade, adicione as coisas que você quiser... faça como você prefirir, o que importa é se você gosta e se adéqua os comandos...

Criando Scripts:

Isso vai ser complicado no começo, principalmente nos scripts avançados então preste muita atenção e se dedique se sentir dificuldade.

Primeiro vamos aprender a fazer um script simples, que realiza uma ação, no caso o nome da alias é Buy Equipaments (por isso o be), poderia ser qualquer nome, mas coloquei esse..

//Aliases

alias "be" "primammo; secammo; vesthelm; vest; defuser; flash; flash; hegren; sgren"

//Binds

bind "UPARROW" "be"

Explicação: O alias cria o comando be, que compra munição primaria, secundaria, colete e capacete, colete, kit de desarmar, flash, flash, He e smoke, e a bind faz com que ao apertar "UPARROW" (a setinha para cima) executará o comando "be" comprando os equipamentos.

Agora um mais avançado, que ao apertar uma tecla você ligará o script, e se apertar de novo a mesma tecla desligará o script:

//Aliases

alias "walk" "+speed; wo"
alias "wo" "-speed; walk

//Binds

bind "SHIFT" "walk"

Explicação: O alias walk liga o +speed, então andará lentamente e silenciosamente, o ";" serve para realizar um comando após realizar o anterior, portanto ele executará o comando após o +speed. Logo abaixo cria o comando wo, que fará com que pare de andar devagar e cologo executa o walk novamente e a bind executa o walk, que faz o script começar... Ao apertar shift ele executará o primeiro alias, e ao apertar de novo executará o segundo “desligando” o scrpit... Você deve estar se perguntando, credo que coisa complicada, mas no começo é difícil, depois você pega o jeito... Ah... já ia me esquecendo, aqueles //Aliases e //Binds não servem para nada, é só pra organizar, porque quando vc digita “//” (sem as “”) antes do comando ele não será executado...

Agora olhem esse script que eu fiz pra css:

Bom, olhando e prestando atenção nele, vocês perceberam melhor como são feitos scripts, é um script avançado, só que só funciona pra source, mas é isso aí, acho que vocês já tem uma idéia de como se fazem scripts...

O segredo é ter boas idéias... Espero que tenham gostado...

http://www.counter-strikebr.com.br/foru ... topic=5331