•  
     

Análise de controllers: PS3 vs X360 – qual é melhor?

Imagem

A disputa entre o PlayStation 3 e o Xbox 360 não se encontra somente em capacidade, potência e games exclusivos. Até mesmo os controllers de ambos consoles são motivo de briga. Qual dos dois é melhor? O tradicional formato DualShock da Sony ou o altamente re-estilizado joystick da Microsoft? Confira nossa análise completa!

Round 1: Anatomia

A impressão que alguém tem do controller do Xbox 360 é que ele é bem maior que o do PlayStation 3. No entanto, os dois controllers são bastante similares em tamanho. Ambos têm, em média, dimensões de 6 x 3,5 x 2 polegadas – algo que dá, em centímetros, aproximadamente, 18 x 10,5 x 6. O que o joystick do 360 tem a mais mesmo é que ele é bem mais anatômico e fácil de segurar – uma grande evolução perto do controller do Xbox original.

Vantagem: Xbox 360

Round 2: Botões

Mais uma vez, outra vantagem (mínima) para o console da Microsoft. Os botões frontais do X360 (A, B, Y, X) são muito mais sensíveis que os tradicionais quadrado, bolinha, X e triângulo do PS3. Quanto aos gatilhos, o do X360 leva vantagem novamente por ter gatilhos convexos, que encaixam melhor o dedo na hora de jogar – ao contrário dos gatilhos côncavos do PS3. Os analógicos dão empate: enquanto os da Microsoft são convexos e facilitam o grip, os da Sony são muito mais sensíveis, o que ajuda bastante em games de tiro e de esportes, por exemplo. Por fim, o D-Pad é o único ponto em que o PS3 leva vantagem clara sobre seu concorrente: o D-Pad “caixista” é péssimo, feito por um botão só, o que dificulta a vida de jogadores em games de luta, por exemplo.

Vantagem: Xbox 360

Round 3: Bateria

Aqui começa a reação do PlayStation. O controller da Sony é muito mais prático e durável no que se refere à bateria. Caso a bateria do DualShock 3 esteja fraca, basta ligar o joystick ao console por meio de um cabo USB – enquanto que o Xbox 360 necessita de duas pilhas AA ou então uma bateria própria vendida à parte. Em questão de duração, os dois são bastante parecidos, com uma leve vantagem para o PS3.

Vantagem: PlayStation 3

Round 4: Gêneros de jogos

Outro tópico de disputa acirrada. Para jogos de luta, como dissemos no Round 2, o DualShock 3 leva plena vantagem sobre o joystick da Microsoft, muito graças ao seu D-Pad, que facilita muito a vida dos jogadores. A mesma vantagem ocorre com games de plataforma, que se adaptam melhor ao formato do DualShock. O Xbox 360, no entanto, ganha do PlayStation 3 no que se refere a games de tiro e de corrida, em ambos os casos graças ao seu gatilho – perfeito tanto para mirar e atirar como para acelerar e desacelerar. Como cada um dos consoles leva a melhor em dois gêneros, empate.

Vantagem: Empate

Round 5: Evolução

Comparando a evolução do controller da Microsoft (do Xbox pro X360) e o da Sony (do PSX pro PS2 pro PS3), é notória a melhoria no joystick da Microsoft, que deixou de ser um bujão de gás para ser algo bastante anatômico e agradável. Já pelo lado da Sony, as mudanças foram minúsculas no decorrer dos anos. Muito disso se deve pelo fato do DualShock ser um dos formatos de controller mais eficientes da história dos games – mas não podemos deixar de pensar que a Sony poderia ter feito algumas mudanças mais notórias.

Imagem
Imagem

Vantagem: Xbox 360

Round 6: A Voz do Povo

Para termos uma opinião mais geral desta briga, realizamos uma enquete semana passada com nossos seguidores no Twitter para saber o que o público gamer pensa e prefere. Os resultados você confere no gráfico abaixo.

Imagem

Vantagem: Xbox 360

Placar Final: Xbox 360 – 5 x 2 – PlayStation 3

Fonte: http://www.portalxbox.com.br