•  
     

AMD ATI Radeon HD 5970 : THE BEST !

Depois de criar a primeira placa com suporte para DirectX 11, a AMD investe em tecnologia e introduz a placa mais poderosa para utilização em PCs domésticos.

Durante todo o mês de novembro a internet foi bombardeada com rumores e possíveis fotos da placa Radeon HD 5970. Isso ocorreu porque a AMD anunciou que lançaria sua nova placa neste mês, a qual deveria ser a mais poderosa de todos os tempos. A curiosidade de todos os gamers, entusiastas e usuários interessados em placas de vídeo foi muito grande.
Todos esperavam que a AMD lançasse uma placa de dois núcleos, a qual deveria receber o nome de Radeon HD 5870 X2 — assim como ocorreu com a série HD 4000 da ATI. E este realmente era o plano da fabricante, contudo a companhia decidiu modificar o nome da placa para que não houvesse confusões, nomeando assim a nova placa como HD 5970.

Apresentamos a placa mais poderosa de todos os tempos:

Imagem

Por ser uma placa de alta potência, a HD5970 necessita de muita ventilação e um sistema eficiente de dissipação. A placa divulgada no site da AMD parece ser enorme (como você pode ver na imagem acima). Apesar do tamanho, o novo dispositivo da ATI tem um visual fantástico, que esconde perfeitamente o chip gráfico e as peças internas.

Especificações:Quando a AMD lançou a primeira placa com DirectX 11, todos ficaram boquiabertos com o incrível desempenho dela. Entretanto, a Radeon HD5870 não mostrava ser mais potente do que a GTX 295 da NVIDIA — fator um tanto decepcionante para muitos. Pensando nisso, a AMD investiu na criação da ATI Radeon HD 5970, a qual se tornou a placa mais poderosa de todos os tempos (considere apenas os modelos domésticos). Abaixo disponibilizamos uma imagem com as especificações da nova placa.

Imagem

Como é possível observar na tabela, a velocidade dos processadores da HD5970 não é exatamente a mesma do chip gráfico da ATI Radeon HD5870. Na realidade, ao visualizar a tabela acima se tem a impressão de que a 5970 traz dois chips iguais ao da HD5850. Entretanto a Radeon HD5970 tem mais unidades de processamento de fluxo (3200 para ser mais exato) que sua antecessora — que tinha apenas 1600 unidades — e o dobro de memória RAM.

A utilização de 2 GB (gigabytes) de memória RAM, do tipo GDDR5, operando na frequência de 1 GHz (gigahertz) mostra que esta placa está pronta para encarar qualquer tipo de gráfico. O consumo de energia é razoável e mostra que a AMD programou esta placa de uma forma muito eficiente, para que ela não seja uma grande consumidora de energia.

DirectX 11

Como já era de se esperar, a AMD ATI Radeon HD5970 tem um desempenho fantástico em qualquer versão de DirectX. Com a vantagem de suporte total para o DirectX 11, a placa deve ser ideal para jogos atuais e os novos games que requisitarão a nova versão da API da Microsoft. Confira um vídeo que mostra um usuário rodando o Unigine Heaven Benchmark em sua AMD ATI Radeon HD5970:

Shader Model 5

Com a implementação do DirectX 11, automaticamente a AMD incluiu a nova versão do Shader Model na HD5970. Os jogos que utilizam a quinta versão do SM possuem um nível de realismo impressionante, pois os pixels são processados separadamente e com cálculos de alta precisão. Claro que o Shader Model 5 não é uma exclusividade da 5970, sendo que sua antecessora já possuía tal tecnologia. Abaixo temos mais um vídeo que mostra a Radeon HD 5970 executando o recente Call of Duty: Modern Warfare 2.


OpenGL 3.2

Assim como a AMD introduziu o suporte para nova versão do DirectX, a fabricante aproveitou para adicionar as instruções de processamento para que a HD5970 possa trabalhar com a nova versão do OpenGL. A versão 3.2 desta API gratuita para desenvolvimento de jogos trará muitas novidades e claro, jogadores que tiverem uma Radeon HD5970 poderão desfrutar dos mais belos gráficos que o OpenGL fornecer. Veja uma demonstração técnica do OpenGL 3.2 em ação:

DisplayPort

Para acompanhar toda a qualidade da novíssima Radeon HD5970, a AMD optou por incluir uma porta DisplayPort. Através desta conexão, a nova placa da AMD ATI pode trabalhar com resoluções de até 2560 x 1600 pixels. Evidentemente, este novo padrão de vídeo é totalmente digital, possui transmissão simultânea de áudio e vídeo e pode ser adaptado facilmente para dispositivos compatíveis apenas com o padrão HDMI.
Imagem

ATI Eyefinity

O recente lançamento da tecnologia EyeFinity mostrou todo o potencial das placas ATI, contudo em alguns casos utilizar seis monitores com uma placa de baixo desempenho pode não proporcionar uma boa experiência. Por isso, os consumidores que possuírem uma HD5970 não devem experimentar problemas assim, porque a placa tem alta capacidade para trabalhar com a nova tecnologia.
Imagem

Muito mais tecnologia

Além de todos os aspectos que já citamos, a AMD ATI Radeon HD5970 reserva muitas outras tecnologias para os jogadores. Capacitada para trabalhar com o barramento PCI-e 2.1, a nova placa da AMD deve ser muito mais rápida em placas mãe com tal tecnologia. Quem utilize a placa de vídeo para edição de vídeos também deve saber que a HD5970 arrasa com a tecnologia UVD 2 (Unified Video Decoder).
Imagem

Compre a sua:

É muito difícil encontrar lojas no Brasil que tenham a ATI Radeon HD5970 em estoque, porque o produto foi lançado há pouco tempo. Em lojas internacionais é possível adquiri-la por uma bagatela de “meros” U$ 649 — o equivalente a R$ 1.170 sem impostos. Obviamente, quando o produto chegar ao Brasil terá seu preço definido acima dos R$ 2.000, devido aos impostos e taxa de importação. Diversas montadoras já estão disponibilizando o produto em sua versão overclock, a qual traz ainda maior desempenho.

Créditos a : http://www.baixaki.com.br e http://www.amd.com
Conteúdo retirado de : http://www.baixaki.com.br/info/3162-amd ... tempos.htm