•  
     

A terrível extinção dos dinossauros

Em seus mais de 4 bilhões de anos, a Terra nem sempre foi essa calmaria que é atualmente. Muitas vezes sua paz e tranquilidade foram abaladas por eventos catastróficos, que deixaram marcas que jamais foram esquecidas e um dos maiores eventos desse tipo foi a extinção K-T.

Imagem

Mesmo sendo muito boa em abrigar a vida, volta e meia a Terra acaba sofrendo extinções em massa, tanto que mais de 99% de todas as espécies que um dia já existiram no planeta estão extintas.

Às vezes essas extinções são causadas por Eras do Gelo, cometas e acredita-se que até mesmo raios gama um dia acertaram nosso planeta e mataram quase tudo que aqui existia. E apesar de parecerem raros, esses eventos acontecem com certa regularidade.

Pedras do céu

Imagem

Um dos tipos mais comuns de extinção são os asteroides. Apesar de viver em uma região do espaço que podemos chamar de tranquila. De vez enquanto uma pedra gigante acaba passando por todos os obstáculos e dá de cara com a Terra.

Na maior parte das vezes são coisas pequenas, que nem afetam nossa vida, porém em alguns casos são enormes e suas explosão capazes de afetar todo o planeta.

A extinção K-T

Imagem

Há 65 milhões de anos, os dinossauros viviam felizes e dominavam todo o planeta com seu tamanho e poder, naquela época eles eram o máximo que a evolução tinha feito.

Só que para seu azar, um asteroide com 10 km de diâmetros estava em rota de colisão com a Terra e acabou se chocando com ela na Península de Iucatã, no México (onde foi encontrada uma cratera com 180 km de diâmetro).

Isso fez com que poeira e detritos fossem jogados na atmosfera, tapando a luz do sol e fazendo com que as plantas morressem. A falta de alimentos acabou matando os herbívoros e sem outros bichos vivos para comer, os carnívoros também sucumbiram. Dessa maneira praticamente todos os dinossauros que existiam sumiram da face da Terra.

Imagem

Mas como se sabe que foi um asteroide que matou os dinossauros? Os cientistas descobriram nas pedras que datam a época da extinção dos dinossauros, uma camada de irídio, que é um material muito raro na Terra, mas que normalmente faz parte dos asteroides, ou seja, isso praticamente prova que houve um grande impacto contra nosso planeta, pois havia irídio espalhado em todos os cantos dele.

Acredita-se que 75% de toda a biodiversidade do planeta tenha sumido nessa tragédia, deixando o caminho aberto para uma nova espécie dominante.

Curiosidades da extinção

Imagem

- Se esse asteroide não tivesse matado os dinossauros, provavelmente o homem nunca teria se desenvolvido;

- A força do impacto do asteroide que matou os dinossauros equivale a 5 bilhões de bombas atômicas;

- Se um asteroide desse tamanho caísse na Terra atualmente, as chances da humanidade sobreviver seriam mínimas, quase nulas.


Fonte: MiniLua.com
 
Muit bomm mano
Gosteii do seu topico
 
O homem nunca teria desenvolvido ? Mais nessa época não existira homens da cavernas não ?
 
" das caverna " mocado lá dentro.

OKEAOKEAOKEA

sei não mano ;s
 
King Lu Escreveu:" das caverna " mocado lá dentro.

OKEAOKEAOKEA

sei não mano ;s

kkkkkkkkkk , De repente a revolução veio de outras pessoas ..kk
 
não acredito muito nessas coisas de hoje não, nego tenta explica o que aconteçeu milhões,bilhões de anos atrás.

acho que o ser humano se acha inteligente demais, ou talvez eu que seja ignorante, sei lá po ;s